Temperatura monitorada. É assim que a família Meira, de Campina do Monte Alegre, no interior de São Paulo, oferece bem-estar animal a sua granja de mais de 80 mil aves.
Com um painel de clima instalado no interior do criadouro é possível controlar a sensação térmica, deixando o ambiente mais agradável sem correr o risco de passar frio ou calor, as aves recebem um bom tratamento, permitindo que seu desempenho seja ainda maior.
A ventilação é um dos principais parâmetros de controle da temperatura na granja pois a troca de ar remove o excesso de umidade, ajudando a regular o clima e limitando o acúmulo de gases potencialmente nocivos no aviário.
De acordo com o supervisor de agropecuária Eric Rossi, a temperatura ideal dentro dos aviários muda de acordo com cada fase de vida das aves. “Na fase inicial a gente preconiza ventilação lateral para não resfriar o aviário porque ela demanda uma temperatura mais alta, e para retirada dos gases nocivos, com o passar da idade das aves ela necessita uma temperatura um pouco mais baixa, ventilação de transição. Fase final é o túnel, a ave é retirada o calor pela velocidade do ar em torno de 3,5 metros por segundo.”
- Tratamento de água em aviculturas melhora desenvolvimento de aves
- Frango: Saiba como fazer compostagem em aviários
Para fazer o controle do clima na granja, o produtor Alberto Adriano de Meira conta com o apoio de um painel eletrônico, exaustores e uma placa evaporativa – que calcula a aceleração do vento, a umidade e a temperatura do local.
O supervisor de agropecuária reforça que o comportamento da ave é o parâmetro para saber se a ventilação está sendo feita de forma correta ou equivocada no aviário. “O produtor tem que estar diariamente analisando a conduta do animal. Vendo se há algo interferindo no seu desenvolvimento e se é a temperatura. Isso vai se relacionar diretamente com o peso e conversão final da ave”, finaliza.