“O cuidado com a sanidade das aves é um fator essencial para a obtenção de bons níveis de produtividade. Quando enfermidades, como a coccidiose, atingem as aves, trazem com elas prejuízos físicos ao plantel e econômicos aos produtores”, afirma o presidente da FACTA, Ariel Mendes.
A coccidiose é uma doença parasitária que ataca o intestino das aves, provocando, principalmente, a queda da produção. Causada pelo protozoário Eimeria, a doença prejudica o desenvolvimento das aves e causa diminuição da absorção de nutrientes, além de facilitar o surgimento de outras patologias. A coccidiose também provoca a enterite, quadro patológico que leva ao atraso no desenvolvimento das aves e que pode causar a morte do animal nos casos mais graves, como a enterite necrótica.
As inscrições para o Simpósio podem ser feitas pelo link: https://www.eventweb.com.br/simposiococcidiose/home-event/
FACTA: Simpósio Internacional de Coccidiose
Mesmo sendo muito conhecida, a coccidiose não é uma doença de fácil controle, devido à possibilidade de ocorrerem escapes nos programas anticoccidianos. Para evitar sua incidência é indicada a execução de um completo programa de controle e prevenção, que abrange o uso de diferentes estratégias.
“Nesse cenário, o Simpósio Internacional de Coccidiose se apresenta como uma ferramenta auxiliar para que a avicultura encontre novas rotas e, com isso, mantenha todos os patamares alcançados após anos de desenvolvimento científico e tecnológico. Para tanto, a FACTA estruturou uma grade técnico-científica abrangente, que atende tanto as dúvidas dos produtores brasileiros, quanto de outros países produtores da proteína avícola”, pontua Mendes.
Durante o simpósio, especialistas do setor avícola debaterão os aspectos envolvendo a cadeia produtiva avícola em relação à coccidiose. Também serão abordados temas para atualizar os médicos-veterinários e demais profissionais sobre a importância da coccidiose, assim como das medidas de biosseguridade e de boas práticas de produção para prevenção.
Entre os assuntos a serem debatidos se destacam a ação da coccidiose na microbiota, o papel do intestino na resposta imune contra as coccídeas, o manejo da coccidiose, as tecnologias para controle da coccidiose, as estratégias de controle e monitoramento de coccidiose, entre outros.
Serviço
Simpósio Internacional de Coccidiose FACTA |
Data: 07 de outubro de 2021
Hora: 08h30 às 17h45 Evento 100% on-line E-mail: [email protected] Informações: https://simposiococcidiose.casarn.com.br/ |