No último mês, a preocupação com a gripe aviária vem crescendo no Sul do país. A região é reconhecida como a maior produtora de carne de frango do Brasil.
A chegada da doença despertou a atenção das autoridades responsáveis pela agricultura, pecuária, produção sustentável e irrigação, que têm se empenhado em ações de educação sanitária para conscientizar a população sobre a importância de prevenir a propagação do vírus.
Ações no Sul
Na semana passada, o município de Mostardas (RS), recebeu a Secretaria da Agricultura, que promoveu ações de educação sanitária próximas ao parque da região.
Essas ações têm como objetivo informar os produtores e a comunidade em geral sobre a gripe aviária e suas consequências. Além disso, visa fornecer orientações sobre medidas preventivas.
Dessa forma, em uma entrevista exclusiva para a equipe de jornalismo do Canal Rural, Valdir Colatto, Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, compartilhou sua visão sobre a chegada da influenza aviária no Brasil.
Ele tranquilizou a população ao afirmar que não há com o que se preocupar com a doença. Além disso, destacou que o país tem intensificado as medidas de prevenção para evitar que a doença atinja as granjas comerciais.
Colatto ressaltou a importância do monitoramento constante da saúde das aves, assim como a adoção de protocolos sanitários rigorosos nas granjas. Ele enfatizou que o sistema de vigilância epidemiológica está atento e preparado para identificar qualquer surto de influenza aviária, visando impedir sua disseminação.
“Os produtores e o setor como um todo têm se mostrado comprometidos com a segurança alimentar e a saúde das aves, implementando medidas sanitárias e garantindo a qualidade do produto final”, ressaltou.
De acordo com o secretário “a população pode ficar tranquila ao consumir carne de frango. O reforço nas medidas de prevenção e o comprometimento do setor garantem a segurança alimentar, além de fortalecer a economia nacional.”
Frango: gripe aviária
A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória, e qualquer suspeita deve ser imediatamente informada às autoridades sanitárias competentes. A conscientização e a colaboração de todos são essenciais para manter a saúde das aves e a segurança alimentar no país.
É fundamental lembrar que o consumo de carne de frango é seguro quando os produtos tem devido preparo, seguindo as boas práticas de higiene na manipulação e no preparo dos alimentos.
Em suma, o Brasil está em alerta e tomando todas as medidas necessárias para combater a influenza aviária. Com ações de educação sanitária, monitoramento e protocolos rígidos de biossegurança, o país busca proteger suas granjas comerciais e garantir a segurança e a qualidade dos produtos avícolas oferecidos aos consumidores.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.