Ajustar corretamente os comedouros é importante para garantir que os suínos consumam a quantidade adequada de ração, o que influencia diretamente na conversão alimentar.
Quanto mais ajustado estiver o comedouro, menor será a conversão alimentar, ou seja, mais eficiente será a utilização da ração pelos animais.
Segundo dados da Agroceres PIC, os suínos na fase de crescimento devem consumir entre 2 e 3 litros de água para cada kg de ração consumida. É importante que a água esteja disponível em quantidade e qualidade adequadas, com temperatura ideal de 16 a 18°C.
Uma dica importante é calcular o número de suínos por bebedouro, que deve ser de 10 na creche e de 10 a 12 na fase de recria e terminação, e ajustar a vazão dos bebedouros de acordo com a fase de crescimento dos animais.
A densidade da granja também é um fator importante na conversão alimentar dos suínos.
“Baias muito adensadas limitam o consumo de ração e prejudicam o ganho de peso dos animais, enquanto densidades muito baixas podem levar ao desperdício de ração e aumentar o custo de produção por cabeça. Na fase de terminação, a densidade ideal é de cerca de 0,7 a 0,8 m² por animal” relata Rosiel Moreira, médico veterinário.
No inverno, o tempo frio pode afetar a conversão alimentar dos suínos, pois eles gastam mais energia para manter a temperatura corporal. Para manter o consumo de ração adequado, é importante garantir que a temperatura das baias esteja adequada e que os animais tenham acesso a água e ração em quantidade e qualidade adequadas.
O melhoramento genético pode ser uma aliada na busca por uma melhor conversão alimentar dos suínos.
“A escolha de animais com características genéticas favoráveis, como maior eficiência alimentar e maior ganho de peso, pode contribuir para uma produção mais eficiente e rentável”, finaliza Moreira.
É importante que o produtor esteja atento às características genéticas dos animais e faça escolhas estratégicas na hora de selecionar os reprodutores.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.