A água é o nutriente mais importante consumido pelas aves, correspondendo a cerca de 70% da sua composição corporal. Ela desempenha diversas funções no organismo das aves, como a manutenção da temperatura corporal, o processo de digestão da ração e o estímulo ao consumo de alimento.
Para garantir a saúde e a produtividade das aves, é essencial fornecer água de qualidade para o lote. A água contaminada pode causar diversos problemas, como diarreia, baixo ganho de peso, aumento na conversão alimentar, perda na qualidade da cama do aviário e aumento no índice de condenação no frigorífico.
Os principais fatores que podem comprometer a qualidade da água para aves são:
- Armazenamento: reservatórios sujos, não cobertos e passíveis de serem alcançados por pássaros, ratos e outros animais.
- Problemas no sistema de distribuição: resíduos de minerais e microorganismos presentes nos encanamentos.
Por isso, para garantir sua qualidade, o especialista da Ourofino, Vinícius Cantarelli, recomenda:
- Proteger os reservatórios e os encanamentos: manter os reservatórios limpos e cobertos, e realizar a limpeza regular dos encanamentos.
- Tratamento com cloro: o cloro é um elemento sanitizante aprovado pela legislação como desinfetante para água de consumo humano e animal. A dosagem recomendada é de 3 a 5 PPM, e a cloração deve ser realizada diariamente no final da linha do bebedouro.
- Controle da temperatura da água: a temperatura ideal da água para aves é entre 20 e 24ºC. Acima dessa temperatura, o consumo diminui, o que impacta diretamente no consumo de ração e no desempenho das aves. Para ajudar a manter a temperatura da água nessa faixa ideal, é recomendado que a caixa d’água esteja em local sombreado e que os canos de tubulação sejam enterrados.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.