A localização das instalações da granja é um fator importante para a biosseguridade, pois pode ajudar a reduzir a entrada de patógenos.
A médica veterinária Poliana Bressan, gerente de serviços técnicos da Ourofino Agronegócios, em participação no Ligados & Integrados desta quarta-feira (31), explica que as granjas de suínos devem estar localizadas a no mínimo 500 metros de outras instalações e também a no mínimo 500 metros de distância de frigoríficos.
“Além disso, elas devem estar a no mínimo 100 metros de distâncias de estradas que têm um fluxo de veículos, principalmente as estradas que têm um fluxo de veículos que contenham os animais”, cita Bressan.
Cercas, portão único e arco de desinfecção
As cercas também são importantes para o isolamento das granjas. Elas devem ter uma altura de 1,5 metros, serem construídas em cima de uma base sólida de aproximadamente 10 cm e possuir uma malha de até 7 cm. As cercas devem ser construídas a uma distância de aproximadamente 5 metros das instalações de suínos.
O portão de entrada da granja deve ser único e possuir um arco de desinfecção para que todos os veículos que entram ou saem da instalação sejam desinfetados. Os embarcados devem estar localizados na divisa da cerca de isolamento para que os caminhões de entrega ou recolha de animais não adentrem para dentro da granja.
Os silos de ração devem ser isolados e sempre devem ser mantidos fechados. Eles também devem estar localizados mais próximos à cerca para que o caminhão de ração também não entre para dentro da granja.
Tela anti-pássaros e barreiras vegetais
As granjas também devem possuir uma tela anti-pássaros nos barracões. Os pássaros podem ser transmissores de doenças para os suínos, então as granjas devem conter uma tela de isolamento com malha de no máximo 2,5 cm.
Barreiras vegetais também podem ajudar a minimizar a transmissão de agentes patogênicos. Elas consistem no plantio de árvores ao redor das granjas, lembrando que não podemos plantar árvores frutíferas porque elas atraem os animais. Essa barreira vegetal vai diminuir a transmissão de agentes patogênicos e agentes infecciosos que são transmitidos através do ar.
Importância da biosseguridade
A biosseguridade é essencial para a saúde dos animais e para o sucesso da produção. As medidas de isolamento das granjas ajudam a reduzir a entrada de patógenos, o que pode prevenir a ocorrência de doenças e melhorar a produtividade dos animais.
Se as medidas de biosseguridade não forem seguidas, podem ocorrer problemas com o bem-estar dos animais, diminuição de desempenho, diminuição de índices zootécnicos, aumento da mortalidade, piora na conversão alimentar e diminuição no ganho de peso. Com isso, podem ser gerados inúmeros prejuízos econômicos.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.