A bouba aviária é uma doença viral que pode afetar aves de subsistência e aves de vida longa, como as de reprodução, representando um desafio para os produtores. É essencial reconhecer os sintomas e implementar medidas de prevenção e controle para proteger o plantel avícola.
A médica-veterinária Alexandra Bichler Borck, especialista em sanidade animal, destaca que aves como galinhas caipiras, passarinhos e codornas podem contrair o vírus com mais frequência. Isso ocorre geralmente por não terem o mesmo controle sanitário presente nas granjas industriais de reprodução, onde a vacinação é realizada seguindo um programa vacinal para aves de vida longa. Confira a explicação completa no vídeo abaixo:
“O produtor ou produtora vai notar que a ave está com bouba aviária se ela ficar apática, febril, com penas arrepiadas e surgirem aftas, pústulas, geralmente no bico, na ponta da asa”, veterinária explica os sintomas mais comuns.
Aves saudáveis podem contrair o vírus através de insetos, moscas e contato com outras aves de vida livre.“A transmissão ocorre horizontalmente, principalmente através de feridas contaminadas. É favorecida por condições climáticas chuvosas e quentes”, explica a veterinária.
Prevenção e Controle
Aves de Subsistência:
- Tratamento é feito no local da doença;
- Vacinação preventiva, especialmente se o número de aves for significativo;
- Produtores de pequeno porte devem buscar orientação veterinária para implementar corretamente a vacinação na propriedade.
Aves de Reprodução:
- Vacinação preventiva deve ser realizada por profissionais capacitados;
- Na fase de recria: vacinação na membrana da asa entre 6 e 8 semanas;
- Na fase de incubatório: vacinação do ovo com 18-19 dias antes da transferência para o nascedouro;
- Monitoramento cuidadoso da vacinação para garantir sua eficácia;
- Conte com uma assistência profissional para segurança do processo de vacinação.
A prevenção e controle da bouba aviária são fundamentais para proteger o plantel avícola e garantir a saúde e produtividade das aves. Reconhecer os sintomas, implementar medidas preventivas e contar com a assistência de profissionais capacitados são passos essenciais para o bem-estar das aves e o sucesso da atividade avícola.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.
Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura