Em 2007, a paixão pela avicultura uniu o Sr. Lozimbo Rodrigues e um vizinho em um projeto ambicioso: a construção de um aviário. Mais de uma década depois, essa iniciativa não apenas se transformou em um negócio próspero, mas também abriu caminho para que os filhos seguissem os passos do pai.
Luis Fernando Rodrigues, um dos filhos do Sr. Lozimbo, compartilhou a trajetória da família no quadro “Jovens na Lida” desta terça-feira (11), e relembrou os primeiros desafios, as lições aprendidas, além de dividir suas expectativas para o futuro.
Os primeiros passos na avicultura
Antes de ingressar na avicultura, a vida de Luis Fernando era bastante diferente e não tinha muita ligação com o meio rural. Seu pai possuía um comércio no bairro, onde Luis passou boa parte de sua infância, longe da criação de frangos.
Em 2014, surgiu a oportunidade de construir um novo aviário. Foi nesse momento que a sociedade entre o Sr. Lozimbo e seu vizinho chegou ao fim, com cada um assumindo um aviário.
Aos 13 anos, Luís Fernando começou a ajudar seu pai na nova atividade, dando seus primeiros passos na avicultura. Em 2018, com a construção de um segundo aviário, ele assumiu maiores responsabilidades, dedicando-se integralmente à atividade.
Desafios e crescimento
Luís Fernando tinha planos de cursar uma faculdade e prestar concurso para a Polícia Rodoviária Federal, mas a avicultura conquistou seu coração.
Apesar de não descartar esses planos, hoje ele se sente realizado na avicultura e foca em crescer no meio. “Hoje eu me sinto realizado na avicultura. Meu plano é focar nessa área e tentar crescer”, disse ele.
Em 2023, Luis Fernando concluiu o curso de agronomia, que complementa seu trabalho na avicultura, especialmente na parte zootécnica.
A evolução tecnológica foi uma aliada importante para a família. Hoje, seus três aviários são totalmente climatizados e automatizados, o que facilita o manejo diário. Comparando o primeiro aviário de 2007 com os mais recentes, Luís destaca as inovações que transformaram a rotina dos avicultores. “Muita coisa mudou para facilitar mesmo o dia a dia do avicultor”.
União familiar e ensinamentos
Na família Rodrigues, cada membro tem um aviário sob sua responsabilidade. Luís Fernando, seu pai e sua irmã Jéssica dividem as tarefas, se ajudando nos momentos de maior demanda, como no alojamento de pintinhos. A relação entre eles é marcada por união e cooperação, apesar das naturais divergências de opinião.
Um dos principais ensinamentos transmitidos pelo Sr. Lozimbo é a importância de se realizar um trabalho bem-feito. Esse valor é seguido à risca por Luís Fernando e sua irmã, que se dedicam ao máximo em suas atividades diárias, buscando sempre os melhores resultados.
“Sempre fazer o melhor que você puder, que assim você vai alcançar o resultado que deseja”, destaca Luis Fernando,
Contribuição e satisfação
O que mais motiva Luís Fernando na avicultura é saber que os frangos criados em seus aviários alimentam pessoas ao redor do mundo. A criação traz um sentimento de contribuição, pois ele sabe que seu trabalho impacta positivamente a vida de muitas pessoas.
“É isso que dá um sentimento muito bom de estar contribuindo e alimentando várias pessoas no mundo”.
A avicultura ensinou a ele valores importantes como disciplina e dedicação. Acordar cedo para pesar frangos, entre outras tarefas diárias, mesmo nas adversidades, é parte de sua rotina.
Futuro promissor
Com a experiência acumulada e a constante busca por inovação, Luís Fernando e sua família estão preparados para enfrentar os desafios do setor e continuar crescendo. A formação em agronomia de Luís agrega ainda mais valor ao negócio, possibilitando a aplicação de conhecimentos técnicos avançados.
A história da família é um exemplo inspirador de como a união familiar, a dedicação e a busca por melhorias contínuas podem transformar um projeto inicial em um negócio de sucesso, beneficiando não só a família, mas também a comunidade rural ao seu redor.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.
Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra.