O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) registrou 58 casos confirmados de gripe aviária na Argentina, em mais de 300 notificações analisadas pelo órgão de saúde.
+ Distrito Federal adota medidas para evitar a ocorrência de gripe aviária
Os diagnósticos positivos são principalmente aves de quintal (48 casos), seguidas do setor comercial (6) e selvagens (4). Os casos são distribuídos nas províncias de Córdoba, Buenos Aires, Neuquén, Santa Fe, Río Negro, San Luis, Chaco, Jujuy, Santiago del Estero, Salta e La Pampa.
Nas amostras analisadas pelo Laboratório Nacional durante a última semana, de 11 a 17 de março, foram detectados 16 novos casos positivos de gripe aviária. Após a confirmação, os agentes do Senasa atuaram nas propriedades afetadas e realizaram varreduras em todas as regiões onde foram encontrados casos positivos de aves infectadas.
Por sua vez, recomendaram que o setor produtivo tome todas as precauções e medidas possíveis de manejo, higiene e biossegurança nos estabelecimentos avícolas, bem como reporte imediatamente qualquer sintoma de infecção.
Gripe aviária no Brasil
Apesar do avanço da doença em países vizinhos, como a própria Argentina, o Brasil segue livre da gripe aviária. Até o momento, não há confirmações de contaminação — mesmo assim, autoridades sanitárias têm desenvolvido ações de prevenção.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.