Ligados & Integrados

Avicultura: saiba como garantir bons resultados reprodutivos nas granjas

Fêmeas e machos devem atender aos parâmetros de conformação para gerar filhotes com características uniformes

Sabemos que a idade é um dos vários fatores que influenciam a fertilidade tanto dos humanos como dos animais, e que as características dos pais determinam as características dos filhos. Por isso, nas granjas de aves produtoras de ovos férteis, machos e fêmeas devem atender a um padrão de atributos. Isso ajuda a garantir o bom desempenho de sua função reprodutiva para gerar filhotes saudáveis. A uniformidade dos pintinhos depende da uniformidade das matrizes, que devem apresentar peso e reserva de gordura ideais. Para avaliar a conformação das galinhas na sua granja, confira as orientações do médico veterinário Daniel Meier, de Itapiranga (SC). 

Peso e reserva de gordura ideais

De acordo com Daniel,  as aves devem apresentar características específicas relacionadas à boa persistência de produção no lote. “São características que esperamos da galinha e do macho para que tenhamos um bom resultado produtivo e reprodutivo”, explica. Ele destaca que para uma galinha iniciar sua vida produtiva é fundamental que um bom trabalho tenha sido realizado na granja de recria.  “Na granja de produção, nós apenas damos continuidade. Lá na recria a condução deve ser feita conforme as orientações da linhagem em relação à condução de peso e à condução de gramas ave/dia, que diz respeito ao fornecimento de alimento.  Nas aves, Sempre observamos se há boa conformação de peito e se há boa presença de reserva de gordura sobre os ossos do ísquio”, diz Daniel. 

Uniformidade das aves

Outro ponto importante é a uniformidade da maturidade sexual tanto das galinhas como dos machos, já que a desuniformidade pode resultar em mortalidade ou infertilidade do lote. “Se a galinha não estiver preparada para aceitar a cópula, um macho mais maduro sexualmente pode ser agressivo e machucar a ave”, diz Daniel. Por outro lado, a galinha também não deve ser mais madura que o galo. “A primeira postura da galinha, as primeiras eclosões, tendem a ser inférteis. Assim, perdemos em desempenho reprodutivo e técnico na granja”, afirma o veterinário. Manter a uniformidade das galinhas no lote em relação ao tamanho e ao peso garante que os ovos que vão para incubação tenham as mesmas características. “Ovos desuniformes, pintinhos desuniformes. Devemos trabalhar para alcançar uma uniformidade de pelo menos 87% por cento das aves para obter pintinhos uniformes em tamanho e peso, características desejadas para o frango de corte”, orienta Daniel.

Cinco indicadores para prestar atenção 

O médico veterinário Marco Aurélio Araújo explica que a busca pela conformação ideal das aves se baseia no equilíbrio entre cinco parâmetros principais: 

1) Peso padrão estabelecido por cada linhagem;

2) Tamanho das aves. As quatorze primeiras semanas de produção são cruciais para alcançar o tamanho ideal. Aves muito pequenas podem ser aves mal formadas, enquanto suprir as necessidades alimentares das aves muito grandes pode ser um desafio;

3) Massa muscular. Aves reprodutoras são muito eficientes em desenvolver massa muscular, e peito muito grande não combina com boa persistência de produção;

4) Reserva de gordura.  Na fase produtiva, um terço da gordura que será usada para formar o ovo vem das reservas de gordura corporal da ave;

5) O coeficiente de variação, o indicador que melhor reflete a qualidade da uniformidade do lote. 

Marco Aurélio lembra, ainda, que o produtor deve estar atento à alimentação das aves para atender aos parâmetros destacados.