Pecuária

Como cuidar dos frangos de corte durante o outono/inverno

O médico-veterinário Jucelmo Campos alerta que o frango, na fase inicial da vida é muito sensível às variações térmicas do ambiente

Com a chegada das estações mais frias, é preciso redobrar os cuidados com os frangos de corte. O médico-veterinário Jucelmo Campos alerta que os pintos são muito sensíveis às variações térmicas do ambiente, especialmente na fase inicial.

Para garantir o desenvolvimento adequado das aves, é importante prestar atenção em diversos fatores.

Confira abaixo algumas dicas:

  • Cama: se a cama for nova e, por isso, mais
  • fria, acenda o aquecimento com 12 ou até 24 horas de antecedência.
  • Água: os pintos reduzem muito o consumo de água durante o frio, o que pode levar à perda de peso. Portanto, é preciso garantir que as aves tenham acesso à água limpa e fresca.
  • Variação de temperatura: é comum que os lotes de frangos apresentem diferenças na temperatura ideal. Por isso, é importante ficar atento e ajustar a temperatura conforme as necessidades de cada lote.
  • Ventilação: a troca de ar é fundamental para manter um ambiente saudável e livre de gases nocivos. É preciso garantir uma boa ventilação, mas sem permitir a entrada de correntes de ar.
  • Comportamento das aves: observe o comportamento das aves para identificar possíveis problemas. Pintos com frio costumam se amontoar, enquanto os que sentem calor se afastam da fonte de calor.
  • Temperatura ideal: as exigências de temperatura variam de acordo com a idade das aves. Durante o primeiro dia, a temperatura ideal é de 32°C. Na segunda semana, deve ser de 29°C, e na quarta semana, de 24°C.

Seguindo essas dicas, é possível garantir um ambiente adequado para o desenvolvimento saudável dos frangos de corte, mesmo durante as estações mais frias do ano.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Sair da versão mobile