Ligados & Integrados

Cuidados no recebimento do milho e farelo de soja na fábrica de ração

Entenda o processo de fabricação das rações para a avicultura.

O milho e o farelo de soja representam em média 95% da ração utilizada na avicultura. Antes mesmo do recebimento dos produtos, os produtores precisam ter a preocupação com a sanidade também. Os caminhões que entram dentro das unidades, devem passar por um arco de desinfecção.

Uma vez dentro da  unidade, os veículos devem ser posicionados na área de coleta de amostragem, onde um calador pneumático coleta uma amostra representativa dessa carga.
O silo tem que estar em boas condições, e atenção ao controle de umidade, de temperatura e o controle de uso dentro da fábrica para que esse produto não fique muito tempo armazenado e utilize um que acabou de chegar.

De acordo com Anderson Azevedo, supervisor agropecuário, o processo de recebimento é de aproximadamente 30, 40 minutos por veículo e a armazenagem depende muito do estoque, época do ano e o processo de moagem, até dosagem e o processamento da ração em torno de 30 minutos. “Depois que a gente já fez esse processo de moagem, de pesagem, o que é importante ficar atento no restante do processo da entrega do produto”, apontou.

Ainda segundo ele, na dosagem são inseridos outros ingredientes necessários na ração, após isso existe o processo de mistura, onde é feita a mistura. “Depois desse processo, a gente faz a pelletização da ração e fazemos o nosso condicionamento da ração, através de vapor, por mais de 50 segundos acima de 80 graus, onde a gente garante o processo de gelatinização do amido e plastificação da proteína”, explicou.

Saiba mais dicas e sugestões e o melhor manejo para o tratamento e recebimento do milho e farelo de soja acessando a reportagem completa do Ligados & Integrados:

 

Sair da versão mobile