No Ligados & Integrados de hoje, tivemos um conteúdo especial sobre o Dia Internacional da Mulher e a presença feminina nos setores de aves e suínos.
Dentre as histórias que apresentamos, uma avicultora do Rio Grande do Sul, a Márcia Pivotto, está construindo novos galpões nos modelos mais modernos existentes, ela está à frente dos negócios da família, e em processo de expansão com a construção de uma granja de recria de matrizes, atendendo os mais rigorosos padrões sanitários e um manejo de excelência, a tornando uma referência na região de Passo Fundo.
Em Mato Grosso, conhecemos um caso de liderança que passa de vó, para filha e neta. A sucessão familiar foi garantida por elas. Quatro mulheres fortes que se uniram para dividir os trabalhos na granja e garantir o sustento da família.
E ainda, teve a participação das mulheres na agroindústria. Como a ‘Searita’, uma referência feminina dentro da Seara. Ela começou trabalhando na indústria, desossando coxas e sobrecoxas de frangos, mas sabia que poderia chegar cada vez mais longe e se dedicou para isso. Conquistou espaço e também trouxe visibilidade para as outras mulheres.
Para finalizar, uma entrevista com a Andriana Trentin Schweitzer, médica veterinária, especialista de sustentabilidade agropecuária na Seara, que está há 17 anos no meio rural. “A participação da mulher é expressiva. Traz um retorno bem importante, tanto financeiro quanto social, de meritocracia dentro das empresas”.
Andriana, encerrou a participação deixando um recado para todas as mulheres: “Eu diria para todas as mulheres que continuem com bastante confiança e orgulho do seu trabalho. A gente sabe que quando a mulher prospera, o entorno todo prospera junto. Esse é o nosso propósito do ‘cuidar do todo’, de uma ajudar a outra, se capacitando, as conquistas estão aparecendo, porque o nosso trabalho é importante e é muito estratégico em cima dos ganhos. A gente tem muito espaço e contribuição para dar”.
Assista o programa de hoje na íntegra: