Há três anos, Renato Martins de Onda Verde (SP), decidiu transformar a fazenda da família em um modelo de economia circular, onde todos os recursos são aproveitados de maneira sustentável. “Fizemos grandes investimentos em energia fotovoltaica, por exemplo, que têm nos permitido economizar e reduzir a emissão de CO2”, conta Renato, que se orgulha das mudanças implementadas. Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra.
Investimento em energia solar e sustentabilidade
Um dos primeiros passos para essa transformação foi a instalação de placas solares. “Instalamos mais de 1200 placas solares no telhado dos aviários. Isso nos ajudou a reduzir os custos com energia, que é um dos maiores na avicultura”, explica Renato.
Com o aumento dos preços da energia, o retorno do investimento, que antes era de oito anos, agora é de apenas cinco. Além disso, a propriedade deixou de emitir mais de um milhão de toneladas de CO2 desde a instalação das placas solares.
Reciclagem e reutilização de materiais
A sustentabilidade na propriedade de Renato vai além da energia solar. Ele implementou um sistema de reciclagem que dá novo destino aos plásticos utilizados na fazenda. “Recolhemos todos os plásticos, como sacos e embalagens dos pellets usados no aquecimento das aves, e os levamos para reciclagem em São José do Rio Preto”, explica o produtor.
Além disso, a cama do aviário e o substrato da composteira são reutilizados como adubo natural para o pomar de limão da propriedade.
Para conhecer mais sobre a trajetória do produtor Renato Martins e outras histórias inspiradoras, acesse o canal do YouTube Ligados & Integrados e explore a playlist completa.
Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece no setor.