O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, diz estar em contato com os governos do Rio Grande do Sul e do Paraná para que possam “trabalhar juntos” na prevenção da gripe aviária na região. Em nota, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) informa que, após os casos da doença nos vizinhos Uruguai e Argentina, o estado sulista passou a intensificar as ações de prevenção e de vigilância contra a doença.
+ Especialista fala sobre o que precisa ser feito contra o mal da vaca louca e a gripe aviária
O Brasil segue sem nunca ter registrado a doença em seu território. Segundo a Epagri, a avicultura é uma atividade econômica importante na região Sul do país. O Paraná, por exemplo, é o maior produtor de aves do Brasil. Santa Catarina, por sua vez, aparece na segunda colocação.
A equipe da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está reforçando campanhas informativas e o trabalho de educação sanitária junto aos produtores. “Diversos treinamentos estão sendo realizados em todas as 19 regionais para os médicos veterinários oficiais”, informou a Epagri.
Gripe aviária em países vizinhos
Por ora, o Brasil está “cercado” por vizinhos que já registraram surtos de gripe aviária. Bolívia e Venezuela são alguns exemplos. Na fronteira do país justamente com o Sul do Brasil, Argentina e Uruguai confirmaram os primeiros casos da doença na última semana.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.