Culinária

Coxa creme é destaque no bar mais antigo de São Paulo 

Símbolo de um legado de sabor e história no centro da maior cidade do País, iguaria conquista paulistanos e visitantes de outras regiões

A coxa creme do bar Guanabara é uma verdadeira joia da culinária paulistana. Fundado em 1910, o bar tem sido um ponto de encontro para gerações de clientes que buscam sabor e tradição. Localizado no Vale do Anhangabaú, no coração histórico de São Paulo, o Guanabara é famoso por sua coxa creme recheada com cream cheese, um prato que se destaca por sua crocância e suculência.

O bar recebeu seu nome em homenagem à antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Inicialmente localizado na Rua Boa Vista, mudou-se para sua localização atual no final da década de 60. 

Edivalson Ferreira da Silva, mais conhecido como Vavá do Bexiga, é o funcionário mais antigo do estabelecimento. Ele conta que a tradição do Guanabara é passada de pai para filho, mantendo viva a história e o sabor do lugar. “Aqueles clientes que não estão mais aqui, deixaram o legado para os seus filhos, para os seus netos. Hoje o bar é frequentado por netos e filhos daqueles clientes”.

A coxa creme, carro-chefe do bar, é preparada com cuidado meticuloso. Empanada com farinha de rosca e recheada com cream cheese, a coxa é frita até atingir uma casca crocante e dourada, enquanto o interior permanece suculento e cheio de sabor. Este método de preparo garante uma experiência gastronômica única.

Recheio com cream cheese é um dos grandes diferenciais da coxa creme

Iguaria que conquistou São Paulo

A coxa creme do bar Guanabara é um exemplo perfeito de como a carne de frango pode ser utilizada de forma criativa e deliciosa. O processo de preparo começa com a seleção de coxas de frango de alta qualidade.

Luan Carlos, analista de sistemas, que experimentou a coxa creme pela primeira vez, não poupou elogios. “Por ser a primeira vez eu já me surpreendi bastante com o sabor. Ela é bem macia, bem recheada, bem gostosa mesmo, cremosa e suculenta”, disse ele.

Paulo Rodrigues, Chefe de cozinha do bar, destaca que a receita é mais uma prova da versatilidade da carne de frango. “As pessoas estão habituadas a assimilar o frango a pratos mais comuns, como estrogonofe de frango. Olha o que a gente pode fazer. Existe uma diversidade de coisas que você pode fazer com o frango e nós acabamos de provar isso aqui agora”. 

Salgado é mais um exemplo da versatilidade da carne de frango

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Sair da versão mobile