A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) confirmou o 12º caso positivo de influenza aviária em aves silvestres no estado de São Paulo. O espécime infectado foi um trinta-reis-real, encontrado em Santos. Até o momento, todos os casos positivos registrados no estado são em aves silvestres e foram identificados nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo, Praia Grande e Itanhaém.
A CDA disponibiliza em seu site um painel com informações atualizadas sobre a doença, que permite consultas a respeito dos casos confirmados e atendimentos realizados em todo o território estadual. O painel pode ser acessado através deste link.
A Defesa Agropecuária alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de aves e ovos e pede à população que siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e evite o contato com aves que possam apresentar sintomas clínicos.
Em caso de suspeita da doença ou identificação de aves mortas, a Defesa Agropecuária deve ser contatada imediatamente para as devidas providências.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.