A Comissão Europeia informou que vai destinar 46,7 milhões de euros (US$ 50,72 milhões) para compensar avicultores da Itália prejudicados por surtos de gripe aviária. Segundo a entidade, o valor faz parte da Reserva Agrícola e os pagamentos devem ser feitos até 30 de setembro deste ano.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Contudo, somente as granjas afetadas pelas medidas de controle decorrentes dos surtos nos primeiros meses de 2022 terão direito ao pagamento, afirmou a comissão, acrescentando que as perdas não podem ter sido compensadas anteriormente por auxílios estatais ou seguros.
Em nota, a comissão informou que, entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2022, foram confirmados 23 surtos de influenza aviária altamente patogênica na Itália, afetando frangos, galinhas poedeiras, perus, patos e galinhas-d’angola.
Por isso, o país estabeleceu medidas de controle, monitoramento e prevenção da gripe aviária, que teriam afetado as granjas com perda de produção de ovos para incubação, ovos de mesa e animais vivos.