Pecuária

Gripe aviária: Ministério da Agricultura suspende realização de feiras com aves

O documento do Mapa ressalta a importância de se adotar "medidas preventivas em função do risco de ingresso" da doença no país

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30), portaria com ações que visam combater a disseminação da gripe aviária no território nacional.

+ Gripe aviária: laboratórios preparam vacina para humanos

O documento do Mapa ressalta a importância de se adotar “medidas preventivas em função do risco de ingresso e de disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade no país”.

Com isso, fica suspensa, em todo o Brasil, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, além da criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados pelo ministério.

A suspensão terá duração de 90 dias, mas pode ser prorrogada mediante avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.

O ato do Mapa contra a gripe aviária estabelece ainda que a suspensão não implicará prejuízos à certificação concedida aos estabelecimentos de produção orgânica pelo ministério. Além disso, a pasta ressalta que a medida deve ser ser aplicada a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.

Gripe aviária do Brasil

gripe aviária - argentina - wilson dias - agência brasil - níger
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Até o momento, o Brasil não registra casos confirmados de gripe aviária. A doença, contudo, se espalha por outros países da América do Sul. Vizinhos como Argentina, Bolívia e Uruguai encaram surtos.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile