Aves e Suínos

Mais um país das Américas registra surto de gripe aviária

O vírus foi identificado em aves selvagens, informa a OMSA

A Guatemala, país da América Central, registrou um surto de gripe aviária altamente patogênica H5N1. O vírus foi identificado em aves selvagens na parte leste do país. O caso foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) na última quinta-feira (16).

+ Influenza aviária: produtores rurais devem reforçar medidas de prevenção, avisa Faesp

Segundo a agência de notícias Reuters, o vírus mortal foi detectado em 11 pelicanos marrons selvagens. Em relatório, a OMSA citou as autoridades da Guatemala em relação aos dados da doença no país americano.

Nos últimos dias, a gripe aviária atingiu novos locais e se tornou endêmica pela primeira vez em algumas aves selvagens que transmitem o vírus às aves domésticas, disseram especialistas. Somente nesta semana, dois vizinhos do país relataram os primeiros casos da doença: Argentina e Uruguai. No caso uruguaio, a vítima foi um cisne.

Gripe aviária: Brasil em alerta

gripe aviária
Foto: Agência Brasil

Com o número crescente de países latino-americanos relatando surtos da gripe aviária nas últimas semanas, o alerta foi ligado no Brasil. Um dos maiores produtores e exportadores de aves do mundo, o Brasil permanece livre de contágio.

_____________

Fontes: Agência Safras, Reuters e OMSA.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile