Ligados & Integrados

Pare e compare: composteira padrão X rotoacelerador nas granjas de perus

Máquina facilita decomposição dos animais mortos; processo é mais rápido e poupa mão de obra

A compostagem é um processo de decomposição das aves mortas nas granjas. Como os perus são aves mais pesadas, o rotoacelerador pode auxiliar na destinação correta de matéria orgânica em comparação à composteira padrão. A seguir, explicamos como funcionam cada um dos procedimentos. 

Composteira padrão

É preciso colocar uma camada de 25 a 30 centímetros de espessura de cama na gaveta para depositar as carcaças. As carcaças não devem ser depositadas muito próximas às laterais, sempre mantendo uma distância de 15 a 20 centímetros. As carcaças devem mantidas afastadas umas das outras e devem ser cobertas completamente pela cama do aviário. Se a cama estiver muito seca, é importante umedecer um pouco. Após completar a última gaveta com um metro de altura de cama, são no mínimo 120 dias para o processo de compostagem ser concluído. Para a compostagem do peru, as gavetas são maiores, justamente para acomodar aves mais pesadas. Animais com mais de sete quilos devem ser desmembrados para facilitar o processo. 

Rotoacelerador

Gabriel Dorso, integrado de peru de Nova Roma do Sul (RS), explicou que  a substituição das antigas composteiras pela máquina traz dois grandes benefícios: primeiro, acelerar o processo de compostagem, e, segundo, poupar mão de obra. “Na compostagem padrão, precisamos de um período muito mais longo. Com o rotoacelerador, em poucos dias o composto está pronto. Como o peru é uma ave grande e pesada, o processo de compostagem feito na máquina é muito mais fácil. A moagem das aves tritura a matéria orgânica e joga dentro de um tambor. Em outro compartimento, a serragem ajuda no processo de secagem das aves. Utilizamos a proporção de três partes de serragem para uma parte de peru”, explicou.  Além da praticidade, o rotoacelerador é ambientalmente correto. O composto resultante é seco e deve permanecer armazenado por 120 dias para o processo ser concluído, podendo, então, ser utilizado como adubo orgânico em lavouras variadas. 

Sair da versão mobile