A partir do alerta de saúde emitido em dezembro na Argentina pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), para prevenir a entrada da gripe aviária no país, o número de notificações de suspeita da doença aumentaram. Até o momento, porém, as análises feitas em amostras retiradas de aves no laboratório da agência apresentaram resultados negativos.
+ Pior gripe aviária registrada nos EUA atinge até ursos
No mês passado, o Senasa recebeu denúncias e amostras de 34 casos suspeitos de gripe aviária e, até o momento, outros nove suspeitos que foram descartados em análises laboratoriais. Estes últimos foram nas províncias de Entre Ríos (aves comerciais), Catamarca (aves de fundo) e em Chubut, La Pampa e Mar del Plata (aves silvestres).
Ações preventivas contra a gripe aviária
Em nota, a agência enfatiza a necessidade de reforçar os procedimentos que constituem a resposta imediata do serviço veterinário, a fim de evitar a propagação da doença em todo o território argentino e, assim, mitigar seu impacto.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.