Pecuária

Saiba como aditivos fitogênicos podem beneficiar as aves

Alguns dos benefícios são o estímulo do apetite, aumento da secreção de enzimas digestivas e a influência da multiplicação da microbiota benéfica

A produção de frangos de corte é uma das cadeias produtivas que mais cresce no Brasil. Entretanto, frequentemente é desafiada por doenças entéricas que diminuem a produtividade, bem como o estresse térmico que reduze a produção de ovos e o desempenho produtivo.  Por isso, o uso da pimenta vermelha, canela, gengibre e o alho que são aditivos fitogênicos que apresentam características termogênicas,  são capazes de beneficiar o organismo das aves, por possuírem atividade antibiótica, anti-inflamatória, anti-oxidante, anti-helmíntica e anticoccidiana.

Entre os principais princípios ativos (dos aditivos termogênicos) estão: a capsaicina (pimenta vermelha), cinamaldeído (canela), gingerol (gengibre) e dissulfeto de dialila e trissulfeto de dialila (alho).

Os compostos bioativos dos aditivos possuem ações semelhantes no organismo das aves, como a redução dos níveis de LDL e aumento de HDL, além de estimularem a secreção de enzimas endógenas digestivas, melhorarem a conversão alimentar e aumentarem o ganho de peso.

Os princípios ativos possuem eficácia quanto a prevenção da enterite necrótica e coccidiose devido sua ação antibiótica e anticoccidiana sobre o Clostridium perfringens e Eimeria, respectivamente.

Também pode ser utilizado como alternativa à substituição do antibiótico promotor de crescimento e aditivos coccidiostáticos. Os aditivos fitogênicos termogênicos amenizam e previnem, respectivamente, os danos causados pelo estresse térmico e pela patogenia provocada no trato gastrointestinal das aves, além de melhorar a conversão e eficiência alimentar. Esta revisão analisa as informações científicas disponíveis sobre aditivos termogênicos e os benefícios sob a saúde e desempenho das aves na literatura vigente.

De acordo com Leonardo Amaral, médico veterinário, os aditivos fitogênicos utilizados como substitutos ao antimicrobiano promotor de crescimento podem estimular o apetite, aumentar a secreção de enzimas digestivas, influenciar a multiplicação da microbiota benéfica, estimular a imunidade e exercer efeitos antibióticos, antivirais e anti-oxidantes, bem como melhorar o desempenho de crescimento e a qualidade dos produtos de origem animal.

Termogênicos

Dentre os aditivos naturais destacam-se os termogênicos, que são capazes de aumentar a produção e os parâmetros de desempenho das aves mesmo em ambientes sob estresse por calor, como a pimenta vermelha (Capsicum annuum L.), canela (Cinnamomum spp), gengibre (Zingiber offininale) e o alho (Allium sativum L) (65).

Os alimentos termogênicos possuem efeito térmico no organismo fazendo com que a temperatura do organismo aumente e consequentemente acelere o metabolismo queimando a gordura. A termogênese é um processo de conversão de calorias de nutrientes em energia térmica essencial para a homeostase corporal, ou seja, termorregulação, manutenção do metabolismo saudável e controle do peso corporal (75).

_____________

Saiba mais sobre suinocultura e avicultura na página do Ligados & Integrados. Clique aqui.

Sair da versão mobile