Durante a produção de suínos, é fundamental que o produtor esteja atento à saúde dos animais. Identificar suínos doentes é uma tarefa importante para garantir o bem-estar animal e a produtividade da granja.
Mas como fazer essa identificação? E o que fazer quando um suíno é identificado como doente?
Confira as dicas com Baltazar Vieira especialista na gestão da produção de suínos.
Como identificar suínos doentes na produção?
O melhor momento para identificar suínos doentes é durante a alimentação, principalmente em granjas que adotam a ração controlada. Já em galpões onde a alimentação é livre, a dica é sempre buscar movimentá-los.
“Além disso, é importante que o produtor esteja atento a sinais como apatia, falta de apetite, respiração ofegante, diarreia e febre”, destaca Vieira.
Tratamento ou descarte: o que fazer?
Quando um suíno é identificado como doente, é preciso determinar se ele pode ser tratado ou não.
Essa decisão deve ser tomada com a ajuda de um médico-veterinário. Caso o suíno possa ser tratado, ele deve ser direcionado para uma baia enfermaria, que deve atender às necessidades de bem-estar dos animais, como limpeza, conforto e piso adequado.
Já no caso de um animal que não possa ser tratado, é preciso fazer o descarte adequado.
Estruturando as baias de enfermagem
Para garantir o bem-estar animal durante o tratamento de suínos doentes, é fundamental que as baias de enfermagem estejam estruturadas de forma adequada. Elas devem ser limpas regularmente, ter um piso confortável e serem mantidas em uma temperatura adequada.
“É possível adotar o enriquecimento ambiental nas baias de enfermaria, oferecendo brinquedos e outros objetos que estimulem a atividade dos animais”, diz o especialista.
Garantindo o bem-estar animal durante o processo
Durante o processo de identificação e tratamento de suínos doentes, é importante garantir o bem-estar animal. Isso pode ser feito oferecendo um ambiente limpo e confortável para os animais, além de garantir que eles recebam os cuidados necessários para sua recuperação.
O acompanhamento de um médico-veterinário é fundamental para garantir que os animais estejam recebendo o tratamento adequado.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.