EMPREENDEDORISMO

Seara impulsiona liderança feminina no campo com a formatura da primeira turma do programa Mulheres SuperAgro

Produtoras gaúchas receberam certificados de conclusão do curso de gestão de negócios rurais, após sete meses de atividades

Seara impulsiona liderança feminina no campo com a formatura da primeira turma do programa Mulheres SuperAgro
Seara impulsiona liderança feminina no campo com a formatura da primeira turma do programa Mulheres SuperAgro

No dia 21 de agosto, a Seara comemorou a formatura da primeira turma de mulheres participantes do programa “Mulheres SuperAgro”, que visa capacitar gestoras de propriedades agrícolas no Rio Grande do Sul.

O evento ocorreu na Casa Bianchi Vinícola e Restaurante, em Vila Maria, próxima a Passo Fundo (RS), onde a Seara mantém uma de suas unidades. Na ocasião, as 30 participantes receberam certificados de conclusão e discutiram o impacto positivo do curso em suas vidas e negócios.

Pauline Bellaver, especialista em sustentabilidade da Seara, coordenadora do projeto Mulheres SuperAgro.

O evento contou com a presença de importantes figuras da Seara, como Sheila Guebara, Diretora de Sustentabilidade, Pauline Bellaver, Especialista de Sustentabilidade e coordenadora do projeto, Richard Muniz, Gerente Regional de Agro, e Fernando Tibola, Gerente da unidade de Passo Fundo.

Por meio de videoconferência, José Antonio Ribas, Diretor Executivo de Agro e CIEX da Seara, e Joanita Maestri Karoleski, ex-presidente da Seara, também parabenizaram as formandas, destacando a relevância da conquista para a empresa e para a comunidade rural.

O programa Mulheres SuperAgro ofereceu capacitação em áreas essenciais para a gestão de propriedades agrícolas, incluindo administração, gestão de pessoas, finanças, temas jurídicos e tributários, além de práticas sustentáveis e bem-estar animal.

A formação combinou videoaulas de 1h30 com encontros presenciais quinzenais ao longo de sete meses, proporcionando um aprendizado intensivo e de aplicação imediata.

Levantamento conduzido pela Seara em 2023, indicam que 41% das propriedades integradas são gerenciadas por mulheres. Entre elas está Ivinice Schneider, avicultora de Tupandi (RS), que relatou um aumento de 7% no faturamento após aplicar o que aprendeu no curso.

“Os conteúdos nos mostraram caminhos de transformações e que já nos trazem resultados positivos, tudo em prol da sustentabilidade do nosso negócio”, comentou.

Rosane Bertolin, outra participante, afirmou que o programa fez diferença em sua vida ao ajudá-la a delegar tarefas e a focar em questões estratégicas, otimizando a gestão de sua granja em Passo Fundo (RS).

Além da capacitação técnica, o Mulheres SuperAgro também enfatizou o autoconhecimento e o equilíbrio emocional. “O programa ofereceu ferramentas que geraram transformação na vida pessoal dessas mulheres e na forma como elas gerenciam suas propriedades”, destacou Pauline Bellaver, coordenadora do projeto.

Com base nas experiências compartilhadas, as participantes puderam incorporar práticas inovadoras e mais eficientes em suas propriedades.

Vera Lucia Machado, avicultora de matrizes em Montenegro (RS), recebendo o diploma da capacitação.

O sucesso da primeira edição do programa abre caminho para novas turmas e a expansão do Mulheres SuperAgro, reforçando o compromisso da Seara com o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável na agropecuária.

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece no setor.

Sair da versão mobile