Pecuária

CEO da Seara destaca importância do produtor integrado

João Campos disse que muito do crescimento da Seara hoje em dia se deve a força dos integrados que tem entregado um trabalho de extrema qualidade

Há mais de uma década, atuando em multinacionais de alimentação, João Campos, CEO da Seara assumiu em 2020 a gestão da empresa no Brasil, que pertence à JBS com o objetivo de promover uma alimentação de qualidade aos consumidores e incentivar a equidade de gênero dentro da empresa.

Em entrevista ao Ligados & Integrados desta quinta-feira (30) Campos falou sobre segurança alimentar, sustentabilidade e a importância do produtor integrado.

Segurança alimentar

A população vem crescendo de forma exponencial podendo chegar em 2030 a 8,5 bilhões de pessoas

De acordo com o CEO da Seara, a responsabilidade da empresa em alimentar o mundo, é muito grande, mas crê que o desafio será cumprido pela empresa.

“É uma cadeia que temos de estar muito focados na qualidade, produtividade (fazendo mais com menos). Precisamos utilizar todos os recursos da melhor maneira possível, não ter desperdícios. A própria JBS tem esse compromisso com o JBS Net Zero”, diz Campos.

Sustentabilidade

Cada vez mais o tema sustentabilidade é presente na pecuária brasileira. Práticas de ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) , Integração Lavoura Pecuária Floresta e a rastreabilidade são alguns pontos que tem sido abordados nessa questão.

“Temos desenvolvido bastante a sustentabilidade no campo muito por conta da ajuda dos nossos integrados. Hoje em dia, nós estamos mostrando o quanto o ESG é o jeito correto de fazer negócio atualmente. Ele não só ajuda o meio ambiente, mas também auxilia no ganho de produtividade e longevidade no que estamos produzindo, destaca.

O CEO ainda conta que o uso de painéis solares, a preocupação com o bem-estar animal, e o cuidado com a biodiversidade tem crescido e que isso é fundamental para que o ESG se torne presente dentro das propriedades. Além disso, ressaltou que a rastreabilidade é ponto fundamental para que a produção seja feita sem desmatamento ou alguma outra forma que agrida o meio ambiente,

Importância do integrado

“Não chegamos aqui sozinhos”. Campos ressaltou no fim da entrevista como os produtores integrados são importantes para o crescimento de toda a cadeia produtiva e da própria empresa.

“Essa parceria e esse trabalho são fantásticos. Sei que posso contar com todos quando a questão é biossegurança, agenda verde, entre outros aspectos. Por isso sei que quando fazemos um novo investimento em algum produto, tenho muita segurança que nossos produtores conseguirão entregar ele com muita qualidade, só tenho a agradecer”, finaliza.