VIDA NO CAMPO

Maior rentabilidade: Família Fadel aposta na suinocultura para diversificar propriedade

Faissal Fadel assume propriedade da família e hoje cuida de dois galpões de terminação e mais 4 na fase de creche

Faissal Fadel, suinocultor integrado
Faissal Fadel tem granja na fase de terminação e creche

Faissal Fadel é administrador de uma propriedade na região de Castro, no Paraná. Duas atividades formam a renda da fazenda, a avicultura e a suinocultura. Faissal acredita na diversificação do negócio. Ele começou com as granjas de aves, mas viu uma oportunidade de aumentar sua renda ao investir em dois galpões de suínos na fase de terminação. Confira a história completa da família Fadel no vídeo abaixo.

A História da Propriedade

A propriedade de Faissal era do seu avô Nazem, adquirida em 1976, inicialmente sem fins agropecuários. A primeira atividade rural exercida na fazenda foi a bovinocultura de leite, uma iniciativa do pai de Faissal, que desde cedo acompanhava o pai. “Sempre acompanhei meu pai na leiteria até que, em 1997, ele precisou vender o plantel devido às dificuldades e investiu em agricultura”, explica Faissal.

Propriedade de Faissal tem 6 galpões de suínos

A ideia de trabalhar com avicultura surgiu de Faissal, que assumiu a administração da propriedade assim que se formou em zootecnia. Mas depois de 17 anos criando frangos, o produtor rural viu a necessidade em diversificar a produção e hoje ele atua também na suinocultura com dois núcleos: um na fase de terminação com dois galpões e outro na fase de creche com 4 galpões.

“Foi um desafio enorme, pois todo o financiamento ficou mais caro, mas buscamos informações, visitamos propriedades e aprendemos na prática”, diz Faissal.

Os Desafios e a Gestão da Propriedade

Faissal ressalta que a transição para a suinocultura trouxe desafios como o manejo de dejetos e a biossegurança. “O principal desafio é sempre melhorar e buscar eficiência, especialmente em práticas sustentáveis”, afirma. Faissal utiliza do biodigestor para tratar os dejetos e ainda produzir energia limpa para a propriedade.

Faissal tem um sistema de biodigestor para assegurar a sustentabilidade da granja

Sustentabilidade é outra preocupação de Faissal. Além dos biodigestores, o produtor investiu em placas fotovoltaicas para garantir a autossuficiência em energia da fazenda. A gestão focada na eficiência, com metas de conversão alimentar e mortalidade bem estabelecidas, foi fundamental para manter a sustentabilidade do negócio.

A gestão da propriedade também é baseada na valorização dos funcionários, alguns com mais de 20 anos de trabalho ao lado da família. O gestor atribui o sucesso do negócio à equipe qualificada, que recebe constante treinamento e suporte. A boa relação entre patrão e funcionários é fundamental para o bom andamento das atividades, e isso é algo que ele aprendeu diretamente com o pai, que sempre o aconselhou a trabalhar com honestidade e respeito.

Faissal com o Allan, gerente dos galpões de suínos da fase de creche

Visão para o Futuro e o Legado

Quando perguntado sobre o futuro da propriedade, Faissal revela que há planos para expansão. “Já tenho planos de aumentar a área e estou aguardando as oportunidades”, comenta. Sobre o legado, ele acredita que é fundamental trabalhar com seriedade, dedicação e manter uma boa gestão de pessoas. 

A paixão pelo agro foi algo que herdou do pai, e essa motivação continua sendo a força que o move a buscar sempre novas formas de crescer e prosperar no setor.

Vida no Campo: Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo do Ligados & Integrados, Vida no Campo. Confira a playlist completa com outras histórias de famílias produtoras, no nosso canal do Youtube.

Sair da versão mobile