Ligados & Integrados

Frango: saiba como fazer compostagem em aviários

Além de trazer economia ao produtor rural, o descarte correto de resíduos ajuda o meio ambiente

Uma alternativa sustentável e que otimiza custos. A compostagem, quando realizada de forma correta, pode promover benefícios significativos no bolso dos produtores e ao meio ambiente. Para entender o real processo e seus impactos, o programa Ligados & Integrados desta quinta-feira, 5, esteve em um aviário, em  Socorro, no interior de São Paulo, e listou algumas dicas de como fazer o descarte correto destes resíduos.

Preocupado com a biossegurança, Flávio Barbosa é um dos exemplos de produtores que optam pela compostagem. Ele afirma que, em sua propriedade, os restos da produção de aves, vegetais, estercos e todos os resíduos são utilizados para impedir a contaminação através da compostagem.

Com aproximadamente 30 mil aves, o produtor ainda reforça que a taxa de mortalidade dos animais é de aproximadamente 4%. “Na compostagem, a gente consegue mitigar qualquer contaminação do meio ambiente”, garante o produtor.

Feita de material de alvenaria nas laterais e no fundo, a composteira tem um formato de cama aberta e utiliza pedaços de madeiras para subir o nível, conforme for sendo preenchida. O uso de uma lona para vedar o máximo possível e, claro, o telhado são necessários para proteger o ambiente. 

No final do dia, o manejo da composteira é feito para que nenhum resíduo seja levado ao aviário. O processo de compostagem leva 120 dias até que o adubo orgânico esteja pronto para ser utilizado. Durante esse período, os compartimentos vão sendo fechados e os resíduos ficam bem armazenados e protegidos.

Segundo o veterinário sanitarista Pedro Mota, uma composteira bem manejada não deve ter odor fétido e nem deve ter chorume para poluir o lençol freático e atração de moscas, predadores externos, por isso da vedação adequada. Restos serragem, maravalha, casca de café e palha de arroz também podem ser utilizados na compostagem. 

Uma vez retirado o adubo produzido pela compostagem, os compartimentos devem ser lavados e higienizados. Desta forma, estarão prontos para que um novo processo seja iniciado. Na propriedade de Flávio Barbosa, os bons resultados são notáveis e a compostagem se mostra um processo muito bem sucedido. 

Para conferir todos os programas do Ligados & Integrados na íntegra, acesse nossa playlist no YouTube:

Sair da versão mobile