LIGADOS & INTEGRADOS

Alternativas tecnológicas para destinação de carcaças de animais

Alternativas tecnológicas para destinação de carcaças de animais

O aumento na escala de produção e a falta de mão-de-obra no setor agropecuário têm levado a uma busca por alternativas tecnológicas para a destinação adequada de carcaças de animais não abatidos.

Dessa forma, a Embrapa Suínos e Aves, em parceria com outros segmentos do setor produtivo, está explorando diferentes soluções para enfrentar este desafio.

Soluções para as carcaças

Compostagem é uma das práticas mais adotadas para o tratamento de carcaças de animais de pequeno e grande porte. No entanto, devido ao aumento da produção, novas alternativas estão sendo consideradas. A tecnologia de biodigestão anaeróbica é uma delas. Essa técnica envolve a decomposição dos resíduos orgânicos em um ambiente sem oxigênio, resultando na produção de biogás e na redução do volume das carcaças.

Outra opção é a incineração, especialmente recomendada para resíduos de alto risco sanitário. A incineração envolve a queima controlada das carcaças a altas temperaturas, destruindo completamente os patógenos e reduzindo os resíduos a cinzas.

Assim, a Embrapa Suínos e Aves está conduzindo pesquisas e estudos para avaliar a viabilidade dessas tecnologias. Tudo isso, levando em conta o contexto dos diferentes sistemas de produção animal praticados no Brasil.

Soluções sustentáveis

Everton Krabbe, pesquisador e chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, destaca a importância de encontrar soluções que garantam a sustentabilidade da cadeia produtiva e o cumprimento das normas sanitárias e ambientais.

“A busca por alternativas tecnológicas para a destinação de carcaças de animais não abatidos é uma preocupação compartilhada por produtores rurais, técnicos agropecuários e agroindústrias. O setor produtivo, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa, trabalha na normatização e regulamentação dessas tecnologias, visando dar sustentabilidade à cadeia produtiva e garantir o manejo adequado dos resíduos gerados”, cita.

Por isso, o desenvolvimento de soluções tecnológicas eficientes para a destinação de carcaças de animais não abatidos é fundamental para enfrentar os desafios atuais do setor agropecuário, promovendo a eficiência, a segurança sanitária e o cuidado com o meio ambiente.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Sair da versão mobile