BOM MOMENTO

Carne de frango: preços sobem em fevereiro com recorde de exportações

Os preços médios da carne de frango subiram em fevereiro em comparação ao primeiro mês do ano, impulsionados pelo bom ritmo das exportações brasileiras, que enxugaram a disponibilidade interna da proteína, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Em fevereiro, o total de carne de frango embarcada (produtos in natura e processados) atingiu 397,2 mil toneladas, um recorde para o mês na série histórica da Secex iniciada em 1997. Esse aumento na demanda externa, somado à oferta interna limitada, contribuiu para a elevação dos preços no mercado interno.

Carne suína: preços divergem com oferta e demanda regionais

No mercado de suínos, os preços do animal vivo apresentaram comportamentos distintos no início de março. Nas praças com menor volume de animais represados, as cotações reagiram positivamente, impulsionadas pela melhora na procura neste início de mês. Já em regiões com oferta superior à demanda, os preços continuaram em queda.

No atacado, as movimentações dos cortes suínos também variaram de acordo com o produto, devido às diferentes condições de estoques e demanda.

Em fevereiro, os preços médios do suíno vivo no mercado independente caíram na comparação com janeiro. Segundo o Cepea, a pressão veio do aumento no número de animais disponíveis para abate, associado à menor procura pela carne suína no final do mês.

Ovos: preços em alta com aumento da demanda

Desde fevereiro, os preços dos ovos vêm subindo em decorrência do aumento da demanda neste período, associado à oferta controlada nos principais polos produtores. Essa alta coincide com o retorno das atividades escolares e o período da Quaresma, que tradicionalmente impulsionam o consumo de ovos.

Apesar das altas recentes, os preços ainda estão abaixo do mesmo período do ano passado em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea.

Em termos de exportações, os embarques brasileiros de ovos (incluindo produtos in natura e processados) recuaram 17% de janeiro para fevereiro, totalizando 1,6 mil toneladas no último mês. No entanto, em comparação ao mesmo período do ano passado, o volume exportado cresceu 53%, conforme dados da Secex compilados e analisados pelo Cepea.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819. Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura