A doença vesicular suína (DVS) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e selvagens.
Seus sintomas se assemelham à febre aftosa, exigindo atenção e medidas específicas para evitar a disseminação e proteger o rebanho.
Doença vesicular suína ou febre aftosa?
Enquanto a DVS é causada por um enterovírus, a febre aftosa é desencadeada por um aphthovirus.
Além disso, a gravidade dos sintomas varia, sendo a doença vesícular suína geralmente mais branda que a febre aftosa. Enquanto os bovinos são suscetíveis à febre aftosa, não são afetados pela doença.
Os sinais clínicos da DVS incluem a presença de vesículas na região oral, língua, focinho e extremidades dos membros. Em casos mais graves, pode ocorrer desprendimento do casco.
O diagnóstico é realizado clinicamente, identificando os sintomas, e confirmado por meio de exames laboratoriais específicos.
Não há um tratamento específico para a doença vesicular suína, sendo adotado um tratamento paliativo para aliviar os sintomas e controlar doenças secundárias.
Por isso, para prevenir a propagação dessas doenças, é essencial adotar medidas de biossegurança rigorosas, além de realizar a notificação imediata de qualquer suspeita às autoridades sanitárias.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possui programas de erradicação da febre aftosa e medidas para prevenir e controlar a doença vesicular suína. As agências de defesa agropecuária atuam na investigação de casos suspeitos e na aplicação de medidas de controle.
É fundamental que os produtores estejam atentos aos sintomas e adotem práticas de manejo adequadas para proteger seus rebanhos.
A adoção de medidas preventivas e a notificação de casos suspeitos tanto da febre aftosa, quanto da doença vesicular suína, são essenciais para proteger a saúde animal e garantir a segurança na produção agropecuária.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.
Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura