Pecuária

Estudo da Embrapa revela benefícios da alimentação fracionada para suínos

Seguindo uma lógica semelhante à alimentação humana, os suínos demonstraram preferência por porções diferenciadas ao longo do dia

A Embrapa Aves e Suínos, em parceria com a Roboagro, conduziu uma pesquisa inovadora com o objetivo de avaliar o desempenho de suínos nas fases de crescimento e terminação submetidos a diferentes quantidades e frequências de arraçoamento diários, utilizando robôs em comedouros lineares. Os resultados obtidos revelam os benefícios da alimentação fracionada para os animais, impactando positivamente os índices técnicos e gerando economia para os produtores.

De acordo com o estudo, a forma como a ração é fornecida aos suínos influencia diretamente seu desempenho e conversão alimentar. O arraçoamento realizado com quatro tratos diários, sendo o primeiro e o último com porções de ração maiores do que nos horários intermediários do dia, apresentou resultados superiores em relação aos demais tratamentos.

Seguindo uma lógica semelhante à alimentação humana, os suínos demonstraram preferência por porções diferenciadas ao longo do dia. Essa abordagem, que simula o café da manhã, almoço, lanche e jantar, resultou em melhor desempenho de peso de abate, peso de carcaça quente, ganho de peso diário e conversão alimentar do peso ao abate e da carcaça.

A Roboagro, responsável pela implementação do sistema automatizado de alimentação, destaca que a melhoria na conversão alimentar proporciona uma economia significativa. Segundo o CEO da empresa, Giovani Molin, os tratos feitos de acordo com o estudo podem economizar até R$ 15 por animal, o que pode resultar em uma economia de até R$ 135 mil por ano por granja. Além disso, uma melhora de 2% na conversão alimentar pode gerar um aumento de 1,6% na margem da agroindústria.

O pesquisador da Embrapa Aves e Suínos, Osmar Dalla Costa, ressalta que os testes foram realizados em duas granjas, uma destinada ao mercado interno, com suplementação de ractopamina na ração no final da terminação, e outra destinada ao mercado externo, com animais sem suplementação.

“Embora os resultados da alimentação fracionada e em porções diferentes ao longo do dia tenham sido melhores nos animais criados para o mercado interno, na outra granja também foi observado um aumento significativo no peso dos suíno”s.

Robôs

O uso de robôs para distribuir a ração de maneira precisa e controlada foi um fator determinante para o sucesso do estudo, evitando o desperdício e garantindo uma alimentação adequada aos animais.

Com essas descobertas, a Embrapa Aves e Suínos e a Roboagro reforçam a importância da alimentação fracionada e da tecnologia na melhoria da produção suinícola, tanto em termos de desempenho animal quanto de eficiência econômica e sustentabilidade.

Este estudo demonstra o comprometimento do setor agropecuário em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para aprimorar a produção animal, promovendo a qualidade de vida dos suínos, otimizando a conversão alimentar e reduzindo a necessidade de mão de obra.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Sair da versão mobile