O Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (20) o Programa ASUMAS de Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas) para promover a sustentabilidade da cadeia suinícola do estado.
O programa tem seis eixos temáticos: energético, biosseguridade, agrícola, agregação de valor, ambiental, social e econômico, comunicação empresarial e transferência de tecnologia.
No eixo energético, o objetivo é maximizar a produção de variadas formas de energia, seja a partir dos dejetos gerados na atividade suinícola ou a partir do uso das instalações, com ênfase na produção de biogás e purificação.
Além disso, no eixo de biosseguridade, a meta é atualizar os protocolos e ampliar a adesão.
Para o eixo agrícola, busca-se otimizar o uso de dejetos suínos como fertilizante para diferentes culturas agrícolas.
Já no eixo de agregação de valor, pretende-se monetizar subprodutos da atividade suinícola, como via produção de fertilizantes especiais, comercialização de energia e de créditos no mercado de carbono.
Com relação ao eixo ambiental, econômico e social, serão avaliadas métricas para medir o desempenho desses itens na propriedade.
Por fim, no eixo de comunicação empresarial e transferência de tecnologias, o programa busca divulgar suas atividades, além de realizar transferências de tecnologias e preparar documentos que forneçam subsídios para políticas públicas.
O lançamento do programa contou com a presença de autoridades políticas, diretores da Asumas, produtores e pesquisadores.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destacou que o programa está alinhado à estratégia do governo do estado de ser carbono neutro até 2030.
“O programa não só coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda, mas também destaca nossa capacidade de liderar em termos de práticas sustentáveis”, afirmou o presidente da Asumas, Milton Bigatão.
O estado de Mato Grosso do Sul é o sexto maior produtor de carne suína do Brasil, com mais de 2,7 milhões de cabeças e produção de 247 mil toneladas em 2022.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.