Minas Gerais é o estado com o maior consumo de carne suína per capita do Brasil, com uma média de 27,1 kg por habitante, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação, o consumo médio nacional atingiu 20,5 kg por habitante em 2022.
A questão do consumo per capita de carne é muito importante porque um setor se desenvolve buscando mercados consumidores. Com um consumo tão elevado, a suinocultura mineira tem um grande potencial de crescimento.
O estado conta com uma população de suínos de 5.229.317 cabeças, o que corresponde a 13% da produção brasileira, conforme dados do IBGE. Minas Gerais exporta cerca de 3,03% da carne produzida no estado, contribuindo com 2,03% das exportações de carne suína do Brasil.
Ainda de acordo com o IBGE, a suinocultura em Minas Gerais gera aproximadamente 160 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo com cerca de 300 milhões de reais em tributos para o estado. O setor conta atualmente com sete regiões que concentram um excesso de suínos:
- Sul de Minas
- Triângulo Mineiro
- Noroeste de Minas
- Vale do Aço
- Zona da Mata
- Norte de Minas
- Central Mineira
Dessa forma, a suinocultura é uma atividade econômica importante para Minas Gerais, gerando emprego, renda e tributos para o estado. Com um consumo per capita tão elevado, o setor tem um grande potencial de crescer ainda mais.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@canalrural.com.br ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.