O Sistema Estadual de Agricultura do Paraná, em parceria com o Programa Paraná de Energia Rural Renovável, o Renova Paraná, está elaborando uma nova política pública de contratação de crédito rural para os produtores que adotarem o biodigestor na produção.
- Energia solar ganha vez na avicultura brasileira
- Carne suína: receita com exportação sobe 25,4% ante fevereiro de 2022, diz ABPA
A ideia é incentivar os trabalhadores do campo, incluindo os suinocultores, a instalar os sistemas de tratamento de dejetos dos animais, assim aumentando a produção de energia limpa. O biodigestor é uma alternativa sustentável para dar a destinação correta dos dejetos, que tem grande potencial poluidor.
Herlon Almeida, coordenador do projeto Renova Paraná, diz que o estado irá bancar completamente os custos do produtor que decidir utilizar o biodigestor em sua produção.
“Vamos levar ao agricultor, uma política de juro zero. Será completamente financiado pelo estado na tomada de crédito para quem usar a biodigestão”.
Ainda segundo o coordenador, o projeto já irá entrar em vigor a partir do mês de abril deste ano durante o Fórum Brasileiro de Biogás e Biometano que acontece em Foz do Iguaçu, do dia 18 a 20 de abril.
_____________
Saiba mais sobre suinocultura e avicultura na página do Ligados & Integrados. Clique aqui.