VIDA NO CAMPO

Suinocultores paranaenses: Como a família Choaire superou a crise e se manteve no ramo?

A modernização da atividade, com o uso de tecnologias melhorou significativamente o bem-estar animal e a eficiência na produção

A história da família Choaire na suinocultura começou em 1979, quando decidiram investir na atividade de forma independente, consolidando mais de 45 anos de experiência no setor. Emanuel Choaire, um dos filhos, hoje gerencia quatro granjas na fase inicial do ciclo de produção na região de Arapoti, Paraná.

Foto: Ligados & Integrados

Emanuel conta que a decisão de seu pai em construir a granja foi motivada pela busca de uma renda alternativa. Seu pai era agrônomo na cooperativa local e enxergou na suinocultura uma oportunidade de aumentar o conforto da família. 

Começando com 70 matrizes, eles iniciaram o ciclo completo de produção, com todas as dificuldades da época, especialmente sendo produtores independentes. Emanuel destaca que a principal dificuldade enfrentada eram as oscilações nos preços dos suínos e dos insumos, o que afetava diretamente a viabilidade financeira.

Nos primeiros anos, como independentes, a família enfrentou grandes desafios. A oscilação de preços no mercado era constante, e crises como as de 1998 e 2001 tiveram grande impacto. A crise de 2001 foi um divisor de águas, forçando a venda do plantel para quitar dívidas. Foi nesse momento que decidiram abandonar a produção independente e se unir a uma integradora. Assista ao vídeo abaixo e confira a história na íntegra.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

A integração veio como uma solução para manter a atividade da família. A granja, que antes tinha 70 matrizes, foi adaptada para o modelo de integração com 300 matrizes. A principal vantagem, segundo Emanuel, foi a estabilidade proporcionada pela integração, que oferecia fornecimento de insumos e garantias de preço, trazendo segurança para ele e a família.

A modernização da atividade, com o uso de tecnologias como o piso térmico e o trato automático, melhorou significativamente o bem-estar animal e a eficiência na produção. Emanuel destaca a importância da integração, tanto em termos de suporte técnico quanto financeiro, permitindo a continuidade do negócio familiar.

Foto: Ligados & Integrados – Família Choaire.

Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo do Ligados & Integrados, Vida no Campo. Confira a playlist completa com outras histórias de famílias produtoras, no nosso canal do Youtube.