PROJETO PILOTO

Plano estratégico: Como tornar o Brasil livre de Peste Suína Clássica?

Em resposta aos focos da doença na zona não livre, foi lançado o “Plano Estratégico Brasil Livre de PSC”, com um piloto realizado no estado de Alagoas

Conheça a importância da nutrição de precisão para alimentação dos suínos
Foto: Pixabay

O Brasil, como um dos maiores produtores e exportadores de carne suína do mundo, enfrenta desafios significativos na manutenção da sanidade do seu rebanho. A Peste Suína Clássica (PSC) representa uma ameaça econômica e exige esforços conjuntos para ser combatida. O país está dividido em zona livre e não livre de PSC, sendo esta última composta por 11 estados.

Na última quinta-feira (09/05), o Ministério da Agricultura e Pecuária promoveu o evento “Avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica”, reunindo organizações do setor e o governo federal para discutir o combate à doença após a campanha de vacinação no Alagoas. Confira no link abaixo:

O Ligados & Integrados, está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), destacou a importância do plano para o futuro da suinocultura. Ele propôs a ampliação da vacinação para todo o Nordeste, baseado nos aprendizados do plano piloto realizado em Alagoas.

“Há possibilidade de fazer uma vacinação em toda área não livre da PSC. Agora é expandir para todo nordeste que é uma região que vai crescer na produção e consumo de suínos no Brasil”, explicou Marcelo.

No evento representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, destacaram a importância da implementação do plano de combate à Peste Suína Clássica. A ideia é que o projeto seja estendido para os demais estados brasileiros. 

O combate à PSC é uma prioridade nacional, refletindo-se no compromisso de diversos setores. A implementação do plano estratégico demonstra a determinação do Brasil em fortalecer sua indústria suinícola e garantir a sanidade do seu rebanho. A colaboração entre governo, setor privado e sociedade é fundamental para alcançar o objetivo de um Brasil livre de PSC.

Sônia Lages, auditora agropecuária do Ministério da Agricultura, enfatizou que o projeto foi além da imunização, fez com que reconhecesse o quantitativo dos animais e sua localização, facilitando a caracterização produtiva e fortalecendo o relacionamento com os produtores.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura