UNIDOS POR UM PROPÓSITO

Avicultura em Flores da Cunha no RS: a tradição de 45 anos da família Ferronato

A união familiar e o compromisso com a qualidade garantem que eles continuem crescendo e se destacando no setor

Avicultura em Flores da Cunha no RS: a tradição de 45 anos da família Ferronato
Avicultura em Flores da Cunha no RS: a tradição de 45 anos da família Ferronato

O Ligados & Integrados esteve em Mato Perso, distrito de Flores da Cunha (RS) para conhecer a família Ferronato. São duas famílias unidas pelo mesmo propósito: a avicultura. A família Ferronato está na atividade há mais de 45 anos. 

Tudo começou com o irmão de Antônio Ferronato, que decidiu investir em aviários em 1979. Antônio logo se juntou ao irmão e, juntos, construíram os primeiros aviários, superando desafios e dificuldades. Assista ao vídeo abaixo e conheça quem também faz parte dessa história.

Vida no Campo: Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo no Ligados & Integrados.

“Naquela época, trabalhávamos também com videira, mas percebemos que a avicultura oferecia uma oportunidade melhor”, conta Antônio.

O produtor lembra que a produção de ração era feita por eles mesmos, e os frangos levavam cerca de 75 dias para atingir o peso ideal de 2 quilos, situação diferente dos dias atuais onde o processo é muito mais eficiente e automatizado.

Aviários da Família Ferronato em Mato Perso, distrito de Flores da Cunha (RS)

Com o passar dos anos, a família Ferronato foi ampliando e modernizando suas operações. Em 2008, construíram mais aviários automatizados. Em 2019, decidiram investir em aviários “dark house”, que oferecem condições controladas para melhorar a produção. Em 2023, modernizaram ainda mais suas instalações, substituindo estruturas antigas por novas e mais eficientes. Totalizando 7 galpões entre as duas famílias.

“A mudança para os aviários climatizados trouxe muitos benefícios. Conseguimos melhorar a qualidade do nosso produto e reduzir a mão de obra”, explica Marlei.

A família Ferronato sempre esteve aberta a novas tecnologias. Desde a adoção de comedouros automáticos até a implementação de sistemas de ventilação modernos, eles buscaram sempre melhorar seus processos. A transição para o uso de pellets no aquecimento é um exemplo recente dessas melhorias, proporcionando um ambiente mais estável para as aves. 

“A mudança para pellets nos trouxe muitas vantagens. O aquecimento é mais uniforme e eficiente, e a mão de obra necessária diminuiu significativamente”, destaca Antônio. Essas inovações são fundamentais para manter a competitividade e a qualidade da produção.

“Cada um tem sua responsabilidade, mas todos ajudam em tudo. Assim, garantimos que tudo funcione bem”, diz Leonardo, que voltou para a avicultura após trabalhar na vinícola.

A união da família é uma das maiores conquistas da avicultura para os Ferronato. Com uma história de sucesso e constante inovação, a família olha para o futuro com otimismo. “Estamos sempre buscando melhorar. A avicultura é um setor que está em constante evolução, e nós precisamos acompanhar essas mudanças”, diz Marlei.

Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo do Ligados & Integrados, Vida no Campo. Confira a playlist completa com outras histórias de famílias produtoras, no nosso canal do Youtube.