O produtor rural Wanderlei Nardi, sempre sonhou em ter sua própria granja, o interesse aumentou quando viu sua filha trabalhando em um aviário. Até que em 2019, eles receberam uma oportunidade de ingressar na atividade, mas sua esposa Maria Cristina Nardi, não estava tão convencida da decisão.
Foi em 2020, que a granja do Wanderlei começou a funcionar na zona rural de Nuporanga, no interior de São Paulo, e Cristina que no começo estava resistente, acabou se apaixonando pelo trabalho e até exercendo outras responsabilidades dentro da profissão, como representante dos avicultores de sua região na Cadec.
A entrada na avicultura não foi fácil. Wanderlei recorda os desafios enfrentados na aprendizagem do manejo das granjas e na busca por recursos para concretizar o projeto. No entanto, o apoio mútuo e a determinação da família foram fundamentais para superar os obstáculos. Conheça a história dos Nardi através do link abaixo:
A força do empreendedorismo e da parceria
Com o apoio da esposa, Cristina, que se tornou seu braço direito na empreitada, o Wanderlei deu os primeiros passos na avicultura. Com resiliência e força de vontade o casal superou os desafios. A integração com a JBS-Seara foi fundamental para o sucesso do negócio, proporcionando suporte técnico e oportunidades de crescimento.
Investimentos em energia solar e práticas ambientalmente responsáveis demonstram a preocupação da família com o futuro da propriedade.
A importância da representação feminina
Cristina, figura chave na gestão da granja, reforça na prática a importância da representatividade feminina no agronegócio, participando ativamente da Cadec (Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação na Avicultura) da unidade de Nuporanga. Sua liderança e comprometimento evidenciam o papel fundamental das mulheres no agronegócio.
Para o Odair José Nardi, o apoio e determinação de sua mãe, Cristina, foram essenciais para impulsionar a família a outro patamar, mostrando que, juntos, poderiam construir um futuro melhor.
“Ela é um exemplo de força e garra, demonstrando que as mulheres podem ter grande sucesso na área rural, inspirando outras a seguirem seus sonhos”, reforçou Giovanna Santos, extensionista que acompanha a família.
Trabalho em Família
Com a participação ativa de toda a família, a avicultura na propriedade dos Nardi prosperou. O filho do casal, Odair, desempenha um papel essencial, compartilhando o trabalho e a responsabilidade no manejo diário.
A história da família Nardi é um exemplo de como a paixão pelo trabalho, a perseverança e a união familiar podem levar ao sucesso na área da avicultura.
Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo do Ligados & Integrados, Vida no Campo. Confira a playlist completa com outras histórias de famílias produtoras, no nosso canal do Youtube.