Em Pinhalzinho, interior de São Paulo, a família Souza encontrou na avicultura a principal fonte de renda e um motivo de orgulho.
Os três irmãos, Pedro, Marcelo e Ricardo, impulsionados pela vontade e interesse em comum, transformaram a propriedade herdada do pai em um próspero negócio familiar.
Família foi dos bois aos frangos
A história da família na avicultura começou em 1998, quando os irmãos decidiram trocar a criação de bovinos por frangos. A mudança estratégica se mostrou acertada, impulsionando o crescimento do negócio.
A construção dos 12 aviários existentes hoje foi feita aos poucos, com muito trabalho e dedicação. Em 2007, a família expandiu a propriedade com a construção de mais quatro aviários, demonstrando visão de futuro e compromisso com o crescimento.
Para além da avicultura, a família Souza diversificou suas atividades com a plantação de eucalipto para produção de carvão e criação de peixes. Essa estratégia contribuiu para a diversificação das fontes de renda e a redução de riscos.
Um dos diferenciais da família Souza é a criatividade e o foco na inovação. Ricardo, um dos irmãos, por exemplo, projetou um aquecedor exclusivo que utiliza lenha de eucalipto para aquecer os frangos, reduzindo custos e otimizando a produção.
O trabalho dedicado e a paixão pela avicultura uniram os irmãos e resultaram em um negócio próspero. A família espera que as filhas, que demonstram interesse em dar continuidade ao legado, assumam a liderança do negócio no futuro.
Tradição e aprendizado
O interesse pela avicultura vem de longa data, e a tradição familiar se perpetua com a nova geração.
Uma das filhas, inclusive, está estudando veterinária e agricultura, buscando aprofundar seus conhecimentos na área e contribuir para o futuro do negócio, junto aos irmãos.
Eles, inclusive, reconhecem o papel fundamental do pai no incentivo e na orientação ao longo da jornada.
“A gente se sente realizado por ter construído um negócio sólido e próspero, que representa a união, a perseverança e o amor da família Souza pela avicultura”.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.