VIDA NO CAMPO

Família Yoshida: 24 anos de resiliência na avicultura no Paraná

Wilson e Tiemi veem grandes oportunidades na atividade, especialmente para quem tem vontade de aprender

Família Yoshida: 24 anos de resiliência na avicultura no Paraná
Família Yoshida: 24 anos de resiliência na avicultura no Paraná

A família Yoshida, residente no município de Santa Cecília do Pavão (PR) tem 24 anos dedicados à avicultura. Mas o caminho até aqui não foi linear: altos e baixos marcaram a trajetória, com desafios que fortaleceram ainda mais a ligação com o campo e a atividade rural. 

O casal Wilson e Tiemi Yoshida contam neste episódio do Ligados & Integrados – Vida no campo, a jornada de persistência, marcada por mudanças e novas aprendizagens. Assista ao vídeo abaixo e confira a história na íntegra.

Vida no Campo: Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo no Ligados & Integrados

Criada em uma área rural, Tiemi sempre esteve ligada à terra. Ela recorda com carinho as atividades de seus avós, que plantavam algodão e café, e de seus pais, que trabalharam na sericicultura. Já Wilson, nascido e criado em São Paulo, não tinha qualquer relação com o meio rural até a sua volta do Japão.

Arquivo pessoal da Tiemi Yoshida

Foi no Japão, em 1993, que a história do casal começou. “Conheci o Wilson durante um churrasco brasileiro no Japão”, lembra Tiemi. Lá, tiveram dois filhos e viveram até 1999, quando decidiram voltar para o Brasil. Preocupados com a educação dos filhos, optaram por retornar às origens.

“Visitamos a propriedade dele e ficamos encantados com o sistema de criação de frangos em integração”.

Wilson Lopes da Silva

A decisão de seguir o caminho da avicultura, porém, não foi fácil, especialmente considerando que Wilson nunca tinha tido contato com o campo. “Mas me senti em casa logo que chegamos aqui”, relata. Com o apoio técnico, a família se lançou na criação de frangos.

O primeiro lote foi desafiador, marcado pela falta de experiência. “Tínhamos medo de perder o lote, passávamos noites em claro, observando os pintinhos”, lembra Tiemi. Mas, com o tempo e dedicação, aprenderam a manejar a criação e a superar as dificuldades. A assistência técnica foi fundamental, mas o conhecimento prático veio mesmo com o dia a dia na granja.

O filho do casal, Keijy, de 26 anos, já começou a se envolver mais diretamente nas atividades da granja. “Ele está aprendendo o manejo e, aos poucos, assumindo responsabilidades”, diz Tiemi. A continuidade da propriedade é um sonho do casal, que espera ver o filho à frente do negócio. “Quero que ele dê continuidade ao que construímos aqui”, comenta Wilson, com orgulho.

“Passamos por muitas dificuldades, mas ver os aviários novos prontos é uma satisfação imensa”.

Emilia Tiemi Yoshida

Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo do Ligados & Integrados, Vida no Campo. Confira a playlist completa com outras histórias de famílias produtoras, no nosso canal do Youtube.

Sair da versão mobile