VIDA NO CAMPO

Protagonismo feminino: a avicultura trouxe independência à produtora Sebastiana

Ainda jovem, enfrentou desafios para sair do sertão nordestino e buscar oportunidades em São Paulo

Avicultora Sebastiana Oliveira
Sebastiana em sua propriedade, em Monte Santo, Minas Gerais

Sebastiana Oliveira, natural de Altinho, Pernambuco, sempre sonhou em conquistar novos horizontes. Ainda jovem, enfrentou desafios para sair do sertão nordestino e buscar oportunidades em São Paulo, onde trabalhou em fábricas e empreendeu no comércio.

Em 2011, diante das dificuldades enfrentadas com a plantação de café, surgiu a ideia de investir na avicultura em Monte Santo (MG). Com muito esforço e apoio de técnicos especializados, iniciou a construção de sua primeira granja. O processo exigiu estudo, paciência e a busca por recursos, mas em 2012, ela realizou o sonho de alojar seu primeiro lote de frangos. 

“Até hoje não acredito que consegui! Olho para minha granja e parece que ainda estou sonhando”, comenta Sebastiana.

Dona Sebastiana tem um galpão onde produz frango griller

Hoje, Sebastiana administra um aviário de 2.400 metros quadrados, onde aloja cerca de 45 mil aves por ciclo. Com uma rotina disciplinada, começa o trabalho antes do amanhecer, cuidando dos detalhes do manejo, biosseguridade e bem-estar animal.

“Não dá para deixar nada para depois. Se tem que fazer, tem que ser agora!”, diz com convicção. Seu comprometimento com a excelência é reconhecido por técnicos e fiscais, garantindo lotes de alta produtividade e colocando sua granja entre as melhores da região.

Dona Sebastiana com o técnico da integração
Dona Sebastiana com o extensionista Nivaldo, que atende sua propriedade

Seu empenho já lhe rendeu conquistas significativas. Com os frutos do trabalho na avicultura, construiu uma nova casa, investiu na infraestrutura da propriedade e adquiriu veículos com recursos próprios. Sua história comprova que, com determinação e trabalho árduo, é possível transformar desafios em oportunidades.

“A avicultura me deu tudo. Minha casa, meus bens, minha independência!”

Sebastiana Oliveira

E, para ela, cada novo lote alojado é um motivo de orgulho. Seu exemplo de superação e resiliência reflete a força da mulher no agronegócio e inspira aqueles que, assim como ela, acreditam no potencial do campo para construir um futuro próspero. Quer conhecer essa história incrível na íntegra? Clique no link e assista ao episódio completo!

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Toda sexta-feira, às 11h30 da manhã, tem episódio novo do Ligados & Integrados, Vida no Campo. Confira a playlist completa com outras histórias de famílias produtoras, no nosso canal do Youtube.