A equipe de reportagem do Ligados & Integrados foi até Gama, no Distrito Federal, para conhecer a história da família do seu Waldemar Ozório. Conhecido e reconhecido pelos resultados da sua granja, ele começou na avicultura por um acaso.
Depois de trabalhar 24 anos em um banco, decidiu trocar o escritório pelo campo para ter maior qualidade de vida. Com dedicação e persistência, hoje ele se tornou um avicultor premiado. “Já ganhei alguns prêmios, algumas certificações de boa conversão alimentar”, contou ele.
Natural de Estrela do Indaiá, em Minas Gerais, Seu Waldemar se mudou para Brasília em 1973. Tinha 12 anos na época em que veio morar na capital do país com os pais. Segundo ele, a avicultura “caiu de paraquedas” na vida dele.
O sítio foi comprado com o objetivo de gerar lazer para a família que estava crescendo. Mas com o tempo o avicultor percebeu que era muito caro manter a propriedade. Foi quando Waldemar passou a pensar em uma forma de torná-la produtiva e a avicultura surgiu como uma boa opção.
O ingresso na avicultura ocorreu em 2005, mas o produtor só se desligou totalmente do trabalho no banco para se dedicar à atividade somente em 2007. Na época teve grande apoio da esposa Sandra Benita Silva. “Ele estava cansado (do trabalho no escritório) e eu falei: Você quer outra coisa? Voa”, lembrou ela.
Resultados que valem prêmios
Hoje já são 20 anos na atividade e muita coisa mudou nessas duas décadas. Uma dessas mudanças foi a valorização da biosseguridade na atividade. “Esse não era um fator prioritário na avicultura. Então isso aqui era uma cerquinha e a integradora chegou aqui e falou: Nós temos que fazer um núcleo de biosseguridade. E eu falei: Bora”, disse ele durante a entrevista.
Desde o início Waldemar sempre trabalhou com integradoras e conta que sempre teve uma boa relação e apoio. Além disso, reforça a importância da integradora para dar segurança ao produtor na hora de comercializar a produção.
“Mesmo ele tendo várias ideias, ele sempre consulta o extensionista que está responsável. Além disso, ele sempre teve muita humildade para ensinar”, destacou a extensionista Gisely Ribeiro Cordeiro.
O avicultor se tornou referência na região em conversão alimentar, bem-estar dos animais e qualidade da produção. Resultados reconhecidos pelos diversos prêmios que já conquistou.
A busca constante pelo aprimoramento, a integração familiar e a paixão pela atividade são os pilares que sustentam o crescimento da granja e garantem um futuro promissor para as novas gerações.
O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.
Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.
Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura