Novos mercados

Brasil vai exportar ovos para a Rússia e China habilita novas plantas frigoríficas para a carne de frango

Vendas externas de ovos bateram recorde no 1° bimestre de 2024, com aumento de quase 70% na comparação com o mesmo período do ano passado

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou no último mês a abertura do mercado russo para ovos e produtos derivados do Brasil, o que marcou a vigésima abertura de mercado só neste ano.

Essa conquista compreende a aprovação sanitária feita pelo governo russo, que permite a exportação de produtos brasileiros, desde que haja a habilitação dos estabelecimentos. 

De uma maneira geral, as exportações brasileiras de ovos bateram recorde no primeiro bimestre de 2024, com um aumento de quase 70% em comparação com o mesmo período do ano passado,  segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Outra boa notícia para o setor veio ainda no mês de março. O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou que a China, principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, habilitou oito novas plantas frigoríficas brasileiras. 

Este é o maior número de habilitações de carne de frango concedido pelo país asiatico em cinco anos, e representa um marco importante para a indústria brasileira. As expectativas para o aumento das vendas são altas.

“Basicamente a China está dando um recado para o resto do mundo. Esse recado é muito simples: “vou concentrar minhas compras de proteínas de origem animal no mercado brasileira. E isso não se aplica apenas para a carne de frango, mas também é válido para a carne suína e bovina”, disse o analista de mercado Fernando Iglesias. Segundo ele, o Brasil tem uma relação bastante amistosa com a China e é capaz de entender e atender a demanda do país. 

Iglesias também comentou o recente anúncio chines do fim das tarifas antidumping nas exportações. “Basicamente é um mecanismo que penalizava o frango brasileiro, reduzia a competitividade para que o frango produzido na China se tornasse tão competitivo quanto o brasileiro. A partir do momento que remove essa tarifa quer dizer que o frango brasileiro vai ser mais competitivo ainda dentro da China, o que vai permitir que o Brasil venda volumes ainda maiores para aquele mercado”, explicou ele.  

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819. Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura