DICAS DO ESPECIALISTA

Dicas para garantir o sucesso na produção de aves caipiras

Conheça medidas que promovem o bem-estar das aves, aumentam a eficiência e rentabilidade da produção, tornando a avicultura caipira uma opção atrativa para diversos produtores

O médico-veterinário sanitarista Guilherme Franco Rocha, da unidade da Seara em Uberaba (MG), compartilha dicas fundamentais para aqueles que buscam criar frangos caipiras com excelência. Confira assistindo o vídeo abaixo:

As aves criadas no sistema caipira devem ter acesso a uma área externa, permitindo no máximo duas aves por metro quadrado. Essa área deve oferecer sombra, pastagem de qualidade e uma zona seca para evitar doenças.

Foto: Ligados & Integrados

Devido ao acesso à área externa, é crucial um programa vacinal específico, incluindo vacinas como Gumboro, Newcastle e bronquite infecciosa. Consulte um médico-veterinário para desenvolver um programa eficiente para suas aves.

Foto: Ligados & Integrados

Garanta um ambiente enriquecido tanto dentro quanto fora do galpão. Isso resultará em melhores índices zootécnicos. Mantenha uma boa qualidade de cama do aviário e pastagem seca para proporcionar conforto às aves.

A nutrição deve ser ajustada às necessidades de peso de abate. Lotes de frangos caipiras devem ter no mínimo 70 dias de idade para abate. Programe a ração para atingir o peso desejado na fase final sem desperdícios.

Foto: Ligados & Integrados

Opte por uma linhagem de crescimento lento e rústica. A rusticidade garantirá resistência às condições ambientais, enquanto o crescimento lento evitará ganhos de peso excessivos antes do abate.

A avicultura caipira se revela uma alternativa atrativa com investimento significativamente menor em comparação com os padrões convencionais. É uma opção viável para pequenos, médios e grandes produtores interessados nesse segmento.

Continue acompanhando nossas dicas no Ligados & Integrados, está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para [email protected] ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece na suinocultura e avicultura