Blindagem sanitária é a definição para uma região que não aceita insumos produzidos em outras áreas ou quando aceita, o produto passa por desinfecção antes de entrar. O objetivo é evitar a entrada de vírus ou bactérias.
O Brasil tem a única região compartimentada do mundo para frango de corte que fica localizada no extremo oeste catarinense e abrange 28 municípios. Quando se está nessa região do país e é necessário visitar uma das 295 granjas, alguns questionamentos são feitos e outras exigências são obrigatórias. Por exemplo, os veículos podem passar por desinfetantes e a saúde humana pode ser observada por até 72 horas.
A veterinária extensionista Simone Didoné acompanha esses integrados e explica que, além das medidas de higienização, a diferenciação desses aviários se dá pela procedência dos animais, da ração fornecida e todos os suplementos que são usados na criação das aves.“Tudo que temos aqui dentro passa por uma rastreabilidade e podemos ter noção de qual a origem para que não prejudique ou traga doenças aos animais” afirma ela.
O especialista em regularidade e saúde animal, Paulo Pelissaro, participou da implementação desse plano em todo o Brasil e explica que o país é um grande exportador e dentre várias discussões, uma maneira de reduzir riscos e continuar dentro do mercado, era desenvolvendo uma área com elevado nível higiênico e diferenciando o status da região e do país. Essas implementações garantem o acesso aos mercados mais exigentes, mesmo que ocorram surtos de doenças no Brasil.