Estamos todos de olho no desempenho dos atletas olímpicos em Tóquio e a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, aproveita a oportunidade para divulgar a qualidade e o sabor das carnes de suíno e de frango que são produzidas no Brasil e alimentam os atletas deste grande espetáculo. Luiz Rua, diretor de mercados da ABPA, comenta que a parceria com o Japão foi iniciada em 1984 e, desde então, o país é um dos principais compradores.
Carne: desempenho e saúde!
Além de disciplina e muito treino, os atletas de alto rendimento também precisam seguir dietas ricas em proteína animal. Para explicar mais sobre o papel da carne na alimentação, conversamos com a nutricionista Letícia Moreira.
“A proteína participa de diversas sínteses realizadas pelo corpo humano, como a formação de células e vários hormônios, além da produção de glicose, e é extremamente importante para o desenvolvimento muscular”, explica ela. A especialista comenta, ainda, que um profissional da área de nutrição é essencial para desenvolver dietas individuais, de acordo com as necessidades de cada atleta. Não existe uma recomendação padrão de alimentação que possa suprir as necessidades diárias de proteínas de cada organismo.
O ultra-atleta Alessandro Medeiros, por exemplo, encontrou em uma dieta exclusivamente carnívora a fonte de energia que precisa para manter seu rendimento nas provas de longa duração, como as ultra-maratonas e o triathlon. “Conquistei minha classificação para o mundial de ultraman na Ilha de Pona, no Havaí e, parte dessa preparação, consistiu em uma alimentação carnívora com foco em redução de peso corporal”, comentou Alessandro.
Dentre os benefícios de manter uma dieta baseada exclusivamente no consumo de carne, o atleta destaca a redução do triglicérides, aumento do “bom colesterol” , desaparecimento das dores musculares e, claro, melhores resultados nos treinos e provas. A dieta carnívora, diferente do que muitos podem pensar, não é composta somente pela “carne vermelha”, mas também por carne de porco, frango, peixes, ovos, lácteos em geral e até mesmo o mel.
Confira o conteúdo no Ligados & Integrados, é só dar o play: