Incentivado a empreender no campo, Sebastião Everaldo Valencio da Luz decidiu abrir mão do agitado mundo corporativo para se dedicar inteiramente à sua granja, que hoje tem aproximadamente 80 mil frangos.
O produtor contou ao Ligados & Integrados que para obter bons resultados planejamento e disciplina são essenciais. “Tenho uma planilha de controle em que anoto todas as minhas receitas, lote a lote, minha aposentadoria e despesa de casa”, diz.
Dessa forma, Valencio garante que tem mais controle sobre a entrada e saída de recursos, sem precisar se preocupar com gastos extras e prejuízos intermináveis. “Faço todo meu controle no notebook; 10 ou 15 minutos ao dia. Até um parafuso para o trator está na parte de manutenção”, comenta.
A estratégia é elogiada pelo gerente de Agropecuária Lucas Alves de Souza, que explica a importância de um produtor conhecer todos os seus gastos para o negócio ser rentável. “É preciso colocar na ponta do lápis, desde os custos mensais até o do lote todo. No período de 60 dias, o fluxo do lote precisa de bons resultados para que ele consiga pagar suas contas”, diz.
Como uma boa criação de frangos envolve muitos processos, os custos de cada um deles devem ser observados com atenção, para que o criador encontre uma forma de economia eficaz em sua granja. Valencio, por exemplo, conta que alguns de seus custos mais elevados são com energia elétrica, lenha e folha de pagamento dos funcionários.
“Analisando desde a chegada dos pintinhos e acompanhando do fluxo de caixa, antes de chegar no fim você já sabe se esse lote vai te dar um bom retorno, e pode tentar gastar menos energia”, afirma. No entanto, a economia não precisa estar alinhada ao bom manejo, para não reduzir os custos sem alterar a qualidade dos animais.