Ligados & Integrados

Ovo incubável: saiba como melhorar a qualidade na hora da produção

Especialista explica quais erros não devem ser cometidos durante a coleta no matrizeiro

Você sabe quais são os padrões de qualidade para que um ovo seja incubado?

Condições internas e externas são determinantes para que um embrião se desenvolva no matrizeiro. É o que explica o médico-veterinário Cláudio Franco ao Ligados & Integrados.

Separadas em duas etapas, a fase de crescimento e a fase de produção, o especialista garante que as aves passam por processos minuciosos dentro da matriz. “A galinha fica na área de crescimento por 22 semanas. Até que é transferida para um ambiente totalmente diferente e inóspito, onde acontece o acasalamento com o galo”, diz Franco. Após essa adaptação, a ave entra na etapa de produção – seleção ligada inteiramente ao manejo, na qual os colaboradores capacitados  fazem com que o animal seja condicionado para o ninho.

Segundo o veterinário, é neste momento que muitos erros acontecem. “Um deles é a postura na cama, na qual a galinha, por não estar ambientada, solta o ovo em um local contaminado”. Quando isso ocorre, o especialista enfatiza que é preciso ser rápido e retirar o ovo antes que ele esfrie e crie uma câmara de ar com bactérias. “Na coleta rápida, é possível selecionar quais você poderá utilizar e levá-los para desinfecção gasosa. Não é recomendado lavar os ovos, porque essa ação não elimina os germes”, afirma Cláudio Franco.

Para atingir a melhor produção e qualidade dos ovos incubáveis é necessário se preocupar com o bem-estar animal, desde o monitoramento da matéria-prima utilizada na ração das aves até os aditivos funcionais, como as enzimas exógenas, aços orgânicos e probióticos. “Itens que melhoram o funcionamento micológico da galinha e provocam uma consistência diferente na casca do ovo, promovendo um produto final de qualidade”, finaliza o veterinário.