MERCADO GLOBAL

Brasil pode se tornar 3º maior produtor mundial de carne suína

Com credibilidade, sanidade e um modelo de integração bem-sucedido, a suinocultura brasileira está pronta para alcançar novos patamares no cenário internacional

Brasil pode se tornar 3º maior produtor mundial de carne suína

“A suinocultura vive um momento único. O mercado interno está aprendendo a reconhecer a qualidade da carne suína, enquanto no mercado externo batemos recordes de exportação”, destaca Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). 

Com o Brasil sendo referência global em sanidade, a cadeia produtiva tem conquistado cada vez mais espaço internacionalmente.

A integração entre produtores e indústrias é apontada como um dos grandes diferenciais do setor. Assista ao vídeo abaixo e confira a entrevista na íntegra.

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

“Hoje, cerca de 45% da nossa produção segue o modelo integrado, que começou no Sul e se expandiu para áreas com maior concentração de grãos. Esse desenho vitorioso é o que nos permite ser o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.”

“Estamos muito perto de nos tornarmos o terceiro maior produtor de carne suína do mundo, e na exportação, não tenho dúvidas de que chegaremos lá”, afirma o representante da ABCS. Ele explica que, após crises como a Peste Suína Africana na China, o Brasil provou sua capacidade de atender à demanda global com carne de qualidade e em volume expressivo.

Outro ponto de destaque é a rastreabilidade, que fortalece a credibilidade da suinocultura brasileira. “Nosso sistema é exemplar. Importamos material genético de alta qualidade, passamos por quarentenas rigorosas em locais como Cananéia e garantimos que todo o processo, desde o nascimento dos animais até o consumo, respeite critérios de sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade”, detalha.

Apesar dos avanços produtivos e tecnológicos, um desafio crucial é a comunicação com o público. “Precisamos transformar a forma como falamos com o consumidor. A ABCS tem trabalhado fortemente nisso, criando campanhas que falam diretamente com o varejo e o público urbano”, ressalta.

Com iniciativas como essa, o Brasil não só conquista espaço no mercado global como também educa o consumidor interno sobre os benefícios e a qualidade da carne suína

O Ligados & Integrados está na tela do Canal Rural de segunda a quinta-feira às 11h45 e sexta-feira às 11h30.

Siga o Ligados & Integrados no Google News para ficar por dentro de tudo que acontece no setor.

Sair da versão mobile